Técnicas de cozedura pouco calóricas

A maioria das receitas mais saudáveis opta por assar, grelhar, escalfar ou cozer a vapor, métodos que adicionam pouca gordura. As gorduras contém mais calorias por grama do que qualquer outro tipo de alimento, por isso minimizar a quantidade de gordura é a primeira etapa para se cozinhar com poucas calorias.

Uma das melhores maneiras de reduzir gordura na confeção é usar frigideiras e panelas de boa qualidade, de fundo pesado e antiaderentes. Uma boa frigideira antiaderente pode quase eliminar a necessidade de gordura, de modo a que não precise mais do que um bocadinho de óleo quando fritar.

Por vezes, uma receita precisa do sabor que o salteado oferece, tal como fritar cebola em pouca gordura para dar aquela doçura caramelizada que forma a base de muitas receitas. Pode usar óleo de colza porque é pobre em gorduras saturadas e rico em ácidos gordos ómega-3 e outras gorduras monoinsaturadas que ajudam a promover um coração saudável. Também não tem quase saber nem odor algum e é muito resistente ao calor, tornando-o um óleo ideal para cozinhar. O azeite tem benefícios semelhantes para a saúde e contém mais nutrientes do que o óleo de colza; no entanto tem um sabor mais forte e é mais caro.

Usar óleo em spray para cozinhar é outra alternativa pouco calórica. Na maioria dos sprays pouco calóricos, cada segundo de pulverização liberta sete calorias. Comparando com uma colher de sopa de óleo de colza, que tem 62 calorias.

Se se sente desconfortável com os químicos usados nestes sprays de supermercado, use óleo de colza ou azeite num pulverizador, o que ainda resultará numa redução calórica significativa.

Por fim, nunca frite em imersão.

500 Receitas: Refeições Saudáveis (Título original: 500 light Meals; @ Quintet Publishing Ltd.2013)

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