O SOS das entradas rápidas

Há uma enorme variedade de entradas rápidas e petiscos que se preparam num instante e que o transformarão no anfitrião perfeito, sem esforço quase nenhum.

Patês prontos

Nos supermercados encontra uma quantidade enorme de patês e molhos já preparados, desde os frescos à base de ervas aos clássicos, não esquecendo os preferidos de sempre, como o guacamole, o de atum ou o de sardinha. Compre uma embalagem, verta-o numa taça e sirva-o com tostas ou outro acompanhamento e terá o trabalho feito. Se quer fazer os seus próprios patês ultra-rápidos, comece por uma base simples, como maionese, natas ou iogurte simples. Junte-lhe ervas frescas picadas no momento, casca de limão, uma ou duas colheres de pesto, um pouco de Roquefort ralado. Outros ingredientes apropriados podem ser umas gotas de molho picante, cebolinha picada, alcaparras, anchovas ou alho.

Acompanhamentos fáceis

Todos os patês e pastas precisam de acompanhamentos saborosos. Podem comprar-se salgadinhos de aperitivo, apresentá-los em pequenas travessas e colocá-los junto dos patês e pastas. Há alguma coisa mais simples? Procure variedades diferentes em lojas especializadas – os seus convidados vão apreciar o facto de encontrarem algo diferente do que o normal de supermercado.

Outros acompanhamentos que não dão trabalho são quadrados de pão, simples ou levemente torrados. Os palitos italianos, estaladiços, também são uma boa escolha, para adultos e para crianças. Pappadoms (crepes indianos estaladiços) ou tortilhas são excelentes para acompanhar com molhos mexicanos ou molhos indianos perfumados; dependendo da ocasião, transforme-os em quadradinhos de base para receber ingredientes mais sofisticados ou simples petiscos.

Palitos de legumes crus também são ideais para acompanhar patês e pastas e são uma alternativa fresca e saudável. Diferentes tipos de legumes demoram mais ou menos tempo a preparar. As cenouras devem ser descascadas e cortadas verticalmente em palitos. Os pepinos devem ser lavados, limpos das sementes e cortados também em palitos. Os pimentos devem ser também ser limpos das sementes e cortados igualmente em palitos. Brócolos, couve-flor e tomates-cerejas também são boas escolhas para esta finalidade. Normalmente, não é conveniente preparar palitos de legumes muito antes da hora, uma vez que secam. Se tiver de o fazer, coloque-os numa taça bem tapada com película aderente e guarde no frigorífico até à hora de servir.

Acepipes sempre à mão

Há inúmeros acepipes que acompanham bem uma bebida e podem ser servidos num instante.

Azeitonas e anchovas marinadas, nozes e amêndoas torradas ou salgadinhos de queijo são ideais.

Também pode comprar um frasco de folhas de videira recheadas, colocá-las numa travessa e regá-las simplesmente com sumo de limão — delicioso! Não se esqueça, a apresentação é o segredo.

Canapés num instante

Os canapés são habitualmente feitos com bases de pão. Embora possa fazê-las em casa, também há à venda muitas variedades deliciosas que lhe podem poupar tempo e preocupações.

- Os blinis (panquecas indianas pequenas) encontram-se em todos os bons supermercados e só precisam de ser aquecidos no forno.

- O pão escuro de centeio, tipo Pumpernickel, é outra ótima escolha. Corte-o aos quadradinhos ou use formas de metal com figuras para o cortar e depois coloque em cima o que quiser. Também se pode fazer o mesmo com pão de forma. O resultado é magnífico e não dá trabalho nenhum.

- Tortilhas simples são outra base simples de utilizar. Barre-as com uma camada de queijo creme e acrescente umas fatias de salmão fumado. Depois enrole-as firmemente e corte-as às rodelas com uma faca afiada. Ficará com um prato cheio de pequenos acepipes. Como alternativa, corte as tortilhas ao meio ou em quatro e enrole-as de forma a fazer cones e recheie-os com o que quiser

Ingredientes sem complicações

Assim como há truques e dicas para fazer entradas rápidas, também há um certo número de ingredientes que podem evitar-lhe grandes confusões na hora da preparação, quando precisa de se concentrar nos outros dois pratos principais a preparar.

- Legumes grelhados ou assados vendem-se em frascos, conservados em azeite. São deliciosos e um achado para entradas. Alcachofras grelhadas e tiras de pimentos assados ficam com ótimo aspeto em canapés ou em saladas. Procure também entre os antipasti italianos - os legumes em conserva poderão dar um toque totalmente diferente à mais comum das entradas.

- As sementes de alcaparra são deliciosas e mais invulgares do que as comuns alcaparras, podendo colocar-se no topo de um canapé ou na salada.

- Não perca tempo a cortar legumes crus em palitos ou outras formas; compre-os já preparados.

- Para fazer tiras estaladiças de polenta, compre a polenta já feita e depois bastará fatiá-la, pincelar as fatias com óleo e grelhá-las ou fritá-las até estarem estaladiças.

- O grão-de-bico e outras leguminosas são ótimos para patês saudáveis. Não perca horas a demolhá-lo; basta comprá-lo em lata, tirar a água, passá-lo na picadora juntamente com os outros ingredientes escolhidos e em minutos terá um magnífico patê.

- Massa quebrada ou folhada fresca é outro auxiliar precioso para quem cozinha. Abra a embalagem, corte-a nas formas pretendidas, coloque em cima os ingredientes escolhidos e leve ao forno.

- Da mesma maneira, a massa de piza pré-cozinhada pode poupar-lhe muito tempo.

- Minipitas podem utilizar-se como pizas instantâneas: ponha-lhes em cima queijo e molho de tomate e leve ao forno durante 10 minutos até dourar.

- O naan, pão indiano, também pode ser transformado em piza; corte-o em fatias para servir.

- Para fazer saladas, compre-as em sacos previamente preparadas. Um saco médio é ideal para quatro entradas.

Fonte: Booksmile (500 Entradas)

artigo do parceiro:

Comentários