O segredo para fazer uma panacota light

Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, indica quais os dois ingredientes a usar para conseguir o resultado perfeito.

Muito apreciada, esta especialidade italiana é, habitualmente, confecionada com natas cozidas, o que a torna muito calórica. Para a tornar mais light, Patrícia Trindade, especialista em nutrição no Instituto Prof. Teresa Branco, em Lisboa, desenvolveu uma receita, que pode ver aqui, em que recorre ao iogurte magro de morango para as substituir. Mas esse não é o único truque!

«Para dar uma textura mais firme, utilizámos sementes de chia», revela. «Têm um elevado teor de fibra, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, contribuindo para ajudar a regular o trânsito intestinal e trazendo benefícios para a saúde cardiovascular», afirma a especialista.

Mas há outro ingrediente que pode usar nas suas receitas de panacota para as tornar (ainda) mais deliciosas. «Para intensificar o sabor da panacota, acrescentámos menta fresca», confidencia. É uma erva aromática muito refrescante, tendo sido associada a diversos benefícios para a saúde, nomeadamente a nível digestivo (alivia as náuseas) e do sistema respiratório», diz ainda a especialista.

artigo do parceiro:

Comentários