O Pai Natal gosta de Vinho do Porto!

Na sua mesa de Natal, seja na Consoada ou no almoço de dia 25, não dispense a presença de uma (ou várias) garrafas de vinho do Porto. A maioria dos doces de Natal combinam com vinho do Porto, já para não falar dos queijos, habitual presença à mesa nestas alturas.

Por exemplo, o queijo inglês Stilton é nesta altura do ano uma presença à mesa por aquelas bandas, e é sempre servido com vinho do Porto Vintage. Por cá, um queijo da Serra não lhe fica nada atrás! O doce e o frutado do vinho com os sabores intensos do queijo, obviamente um “casamento” por opostos (doce/salgado) funciona às mil maravilhas.

De regresso à doçaria, e evocando uma vez mais Inglaterra, o famoso Christmas Pudding ou as Mince Pies, são ambos deliciosos com um vinho do Porto Tawny, de preferência um 10 ou 20 Anos. Os sabores de frutos secos e especiarias estam presentes, quer nas sobremesas referidas como nos vinhos do Porto deste estilo.

Em França o clássico e elegante Bûche de Noel, uma torta a imitar um tronco, coberta de chocolate e recheada de compota de fruta, combina certamente bem com um vinho do Porto Late Bottled Vintage. O chocolate rico em cacau e também em taninos, tal como o vinho, pede a frescura de um vinho do Porto jovem, com carácter vinoso.

Nos países nórdicos, Natal sem Gingerbread não é Natal. Há toda uma tradição de bolachas e bolachinhas cortadas onde os sabores a gengibre e a canela dominam. Para acompanhar, pessoalmente prefiro um vinho do Porto Branco, uma Reserva ou um 10 Anos, mas se optar por um Tawny, igualmente Reserva ou 10 Anos, será uma escolha igualmente feliz. A minha opção recai no vinho do Porto Branco porque habitualmente este género de bolachas são bastante doces e o vinho do Porto Branco é menos doce que o Tinto Aloirado (Tawny).

Mas pode inovar com vinho do Porto, senão vejamos… pode preparar um Ponche de vinho do Porto Rosé para dar as boas vindas aos seus familiares e amigos.

Sei que é Inverno, mas uma bebida de Aperitivo quer-se sempre servida fria. Os ingredientes podem ser: 1 parte de vinho do Porto Rosé; 1 parte de sumo de romã; ½ parte de Espumante Natural Bruto; morangos cortados e outros frutos vermelhos (bagas); folhas de menta qb. Todos os ingredientes devem estar bem frios, junte tudo numa saladeira grande, caso não tenha a taça para Ponche, e mexa. Sirva em pequenas canecas de vidro ou em copos.

Por último, se acha que a mesa dos doces de Natal está incompleta com o bolo-rei, as broas, as rabanadas, os sonhos, as filhoses, o pão de ló, as azevias de grão, a aletria doce ou os formigos, pode ainda adicionar este delicioso Pudim de Ovos e Vinho do Porto.

Teresa Gomes

Sommelier OUT OF THE BOTTLE

vinhos do Porto Out of the botlle

artigo do parceiro:

Comentários