Marisco

São um dos tesouros do mar e um verdadeiro pitéu à mesa. Com o Verão a chegar os pratos à base de marisco ganham um sabor especial.

Antes de levar à mesa há, contudo, alguns cuidados a ter. Ficam, aqui, as regras para preparar o marisco antes da cozedura.

Moluscos bivalves
Marisco como berbigão, amêijoa, mexilhão, canivetes e ostras necessitam de ser lavados em várias águas e escovados com uma escova dura.
Demolhe-os em água fria com sal durante algumas horas, para que a areia seja totalmente libertada. Caso ainda contenham areia depois deste banho, podem abrir-se colocando-os numa caçarola em lume forte com vinho branco e água em quantidades iguais. Esta mistura é coada e reservada para mais tarde. Retiram-se os moluscos de dentro das respectivas conchas e lavam-se nesse líquido.
As ostras cruas são temperadas com sumo de limão e pimenta em pó.

Moluscos unialves
Os búzios podem ser cozidos em água aromatizada com orégãos e umas gotas de azeite durante duas horas.
Os burriés ou caramujos são cozidos em água temperada com sal, piri-piri, alho, louro e tomilho durante 45 minutos.
As lapas podem comer-se cruas com sumo de limão ou sovadas com um maço de madeira e cozidas durante uma hora.

Moluscos nus
Os chocos podem ser guisados, fritos ou grelhados.
Às lulas há que retirar a espátula translúcida entre os tentáculos antes de as cozinhar. Basta dar um golpe no saco com uma tesoura para a cartilagem cair. Para limpar, tira-se a cabeça e os tentáculos e lavam-se de modo a desaparecerem as películas acastanhadas. Retirar os olhos e o bico.
O polvo deve ser bem lavado e batido. Para se tornar mais macio, deve ser sovado com um maço de madeira. Em seguida, há que esfregá-lo com sal e limão, cortá-lo e lavá-lo novamente em água fresca.

Crustáceos
Devem ser comprados vivos.
No caso das lagostas, caranguejos, santolas e sapateiras, devem ser cozidos em água a ferver com sal (10 colheres de sopa por casa 2,5 litros de água) durante cerca de 20 minutos. A água pode ser aromatizada com alho, cebola, salsa ou louro.
No caso de lagostins, camarões e percebes, a cozedura em água salgada é de apenas 5 minutos.

Cuidados a ter:
Verifique se os mexilhões, berbigões, ostras e amêijoas estão bem fechados antes de os cozinhar.
Quando cozinhadas, toque nas conchas abertas com uma faca e, se não fecharem, deite-as fora. Depois de cozinhadas todas as conchas devem estar abertas.
Verifique se o marisco é fresco. No caso dos bivalves, se ao bater com o dedo se fecharem, é indicador de que são frescos.
Consuma o marisco no dia em que o adquire e compre só em estabelecimentos de confiança.

Comentários