Dicas com Cebola

Dourada, intensa, saborosa. A cebola, alimento milenar, é aliada à mesa e na saúde.

A cebola é um bolbo da família das Liláceas com origem na Ásia onde é conhecida há mais de cinco mil anos. Possui uma parte comestível subterrânea antes da colheita. É rica em hidratos de carbono, vitaminas, sais minerais. Trata-se de um alimento aconselhado na dieta de pessoas com tendência para colesterol elevado ou que padecem de doenças cardiovasculares e protege contra os efeitos nocivos das gorduras no sangue. 

- Para evitar o ardor da cebola crua nas saladas, mergulhe-as previamente em água durante uma hora. Em vinagre, durante ½ hora.

- Enquanto corta a cebola pode as lágrimas se escaldar o bolbo durante 1 minuto em água quente.

- Ao escolher selecione cebolas rijas, firmes e secas. Devem estar totalmente revestidas pela pele externa e sem partes amolecidas ou pontos verdes.

- A "pele" da cebola deve ser seca e quebradiça. Atente na parte terminal do bolbo, onde este ligava ao caule. Se estiver húmida indica que o legume está demasiado maduro ou mesmo já estragado.

- Para fazer uma trança com cebolas, escolha algumas com folhas longas e secas. Pegue em quatro cebolas e prendas as folhas umas nas outras, fazendo um entrançado. Enrole um fio comprido na trança que criou. Repita a operação com as restantes cebolas e vá-as prendendo sempre ao mesmo fio. Quando a réstia estiver pronta prenda-a pela ponta em local fresco e seco.

artigo do parceiro:

Comentários