Creme fresco de pasteleiro

É um precioso aliado da nossa pastelaria e doçaria. Esta receita caseira é muito simples e garante resultados fabulosos.

Para fazer um molho de pasteleiro espesso, deite 600 ml de leite num copo medidor e depois verta-o para uma frigideira, guardando quatro colheres de sopa no copo. Adicione ao leite remanescente seis gemas de ovos grandes, duas colheres de chá de farinha e 55 g de açúcar refinado e mexa até ficar suave.

Deixe o leite na frigideira, até levantar fervura, deite-o no copo medidor e mexa bem com as gemas. Verta tudo na frigideira e mexa sem parar em lume brando, até ficar espesso e suave. Se fizer o creme algum tempo antes, polvilhe a superfície com um pouco de açúcar, para evitar que se forme uma pelicula quando arrefecer.

Se quiser um creme menos denso, aumente a quantidade de leite para 750 ml. Se pretender um creme mais grosso, substitua metade do leite por natas espessas.

Pode aromatizar o creme com baunilha, amêndoa, café, rapas de laranja ou de limão ou uma colher de chá de cacau em pó, misturado com as gemas.

 

500 Receitas: Sobremesas, Booksmile (Título original: 500 Desserts© Quintet Publishing Ltd. 2012)

artigo do parceiro:

Comentários