Como escolher a faca ideal para a sua cozinha

Não é à toa que os maiores chefs recorrem a uma panóplia de utensílios de corte para preparar as suas confeções. Veja os cuidados que deve ter para selecionar o modelo perfeito para cada tipo de alimento.

Longas e multiusos, com uma lâmina de 20 a 30 centímetros, as chamadas facas dos chefs são instrumentos de corte resistentes. Servem geralmente para cortar carnes e outros ingredientes. Precisa estar sempre muito afiada. Apesar de ser a estrela, está longe de ser a única. Com lâmina menor, a face de legumes é usada, como o nome indica, para cortar e descascar legumes e vegetais.

Além dessa, pode optar por uma faca própria para desossar (com um verso mais robusto), por uma faca para esculpir (parecida com a de legumes mas com uma lâmina mais curva com uma ponta mais fina), por uma faca de serrilha (indicada para cortar pão) ou ainda por uma faca de cerâmica, prática, leve e moderna, ainda que não seja recomendada para cortar carne.

Indicadas para cortar folhas, as facas de acrílico evitam a oxidação dos alimentos. Contudo, a sua lâmina não é forte nem afiada o suficiente para ingredientes que requerem mais força, como também sucede com a carne. Independentemente do modelo que esteja a usar, mantenha sempre as suas facas bem afiadas. Ao contrário do que possa pensar, quanto mais afiada estiver a lâmina, menos acidentes provoca.

Como escolher

Prefira modelos com lâmina lisa, em vez de serrilha, pois esta dificulta o corte de alimentos, exceto no caso do pão ou do tomate. A lâmina deve ser em aço para afiar sempre que necessário. Verifique a espessura do aço, pois varia de marca para marca.

Como cortar

Os dedos devem estar tão próximos da lâmina quanto possível. Para evitar acidentes, agarre o alimento com a ponta dos dedos virada para dentro (posição aranha), mantenha a faca paralela aos dedos e recue a mão à medida que corta.

artigo do parceiro:

Comentários