Sabe realmente abrir uma garrafa de vinho?

Ao comprar um saca-rolhas (manual) devemos optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon. Explicamos porquê.

Há um vídeo no YouTube que nos explica como abrir uma garrafa de vinho com um sapato, mas não é sobre isso que vos vou falar. Poderia também dizer como tirar a rolha de uma garrafa de vinho, batendo com a garrafa num sobreiro, mas aqui só quem habita em zonas de montado o poderia praticar, por isso vou sim dar dicas de acesso a qualquer que tenha um saca-rolhas.

Ao comprar um saca-rolhas (manual) deve optar por um modelo que tenha duas alavancas, uma navalha e uma hélice em teflon.

Com a navalha vai poder cortar a cápsula pelo meio ou por baixo da saliência/reforço que o gargalo tem. As duas alavancas vão ajudar a que não parta a rolha quando está a tirá-la, apoie a primeira alavanca (mais curta) no rebordo do gargalo, puxe, apoie a segunda e volte a puxar. Por ultimo a hélice em teflon, material também usado para revestir as frigideiras antiaderentes, vai fazer com que a hélice entre mais suavemente na rolha. Se fizer barulho não se importe, não há nada a fazer, acontece.

Não deve perfurar totalmente a rolha, deixe uma ou duas voltas da hélice de fora da rolha, se ao puxar pela primeira vez, notar que a rolha é comprida, pode rodar um pouco mais a hélice, para esta não partir. O que nunca deve fazer é perfurar a rolha, pois inevitavelmente o primeiro copo que servir vai ter esse pedaço de rolha, que esteticamente não é bonito.

Não tire a rolha do gargalo fazendo barulho, não é sinónimo de rolha ou vinho de boa qualidade, apenas, segundo os padrões atuais, que você é um “taberneiro”.

Ainda antes de servir o vinho, retire a rolha do saca-rolhas e feche-o, nunca se sabe quando o elemento mais novo da família pode pegar no saca-rolhas e despertar o seu interesse precoce pelo vinho.

Teresa Gomes (Sommelier OUT OF THE BOTTLE)

artigo do parceiro:

Comentários