Caldo de peixe caseiro

Os caldos feitos em casa são fáceis de preparar e de congelar. O caldo de peixe enriquece inúmeros preparos culinários e obsta a que utilizemos caldos industriais.

Muitas receitas de pratos completos usam caldo de peixe. Em muitos supermercados, lojas gourmet e mercearias de qualidade pode comprar caldos frescos muito bons. Também existem em latas, em embalagens tetrapak, em cubos e em pó.

Os caldos pobres em sódio, feitos a partir de ingredientes biológicos vão de certeza melhorar o sabor dos cozinhados, além de poder, dessa forma, controlar a quantidade de sal.

Os caldos feitos em casa são fáceis de preparar e de congelar. Deve confecionar uma grande panela de caldo e depois congelar em pequenas quantidades, para ir descongelando à medida que precisar.

Para confecionar este caldo de peixe vai precisar:

450 g de espinhas e cabeça de peixe (sem entranhas)

1 cebola picada grosseiramente

1 alho francês, picado grosseiramente

2 hastes de aipo, picadas grosseiramente

1 folha de louro

4 pezinhos de salsa

1 colher de café com grãos inteiros de pimenta preta

1 colher de café com sal

4 + ½ chávenas de água

Ponha as espinhas de peixe numa panela grande e junto os outros ingredientes. Leve ao lume. Quando levantar fervura, baixe o lume e deixe cozer aproximadamente 30 minutos, retirando com uma escumadeira a espuma que possa formar-se à superfície. Coe o caldo. Guarde no frigorífico ou congele até necessitar.

Fonte: 500 Receitas: Marmitas e Refeições Prontas, Booksmile (Título original: Fish and Seafood Diches, © Quintet Publishing Ltd. 2010) 

artigo do parceiro:

Comentários