As melhores formas de conservar e servir castanhas

Muito popular na Europa, este ingrediente, rico em vitaminas e minerais, pode ser saboreado de inúmeras maneiras. Damos-lhe quatro sugestões originais

Muitos portugueses não resistem a este fruto. A castanha pode ser adicionada a pratos doces e salgados, a sopas, a recheios ou ainda a legumes. Mas a sua versatilidade não é a única razão para se render ao seu sabor. Muito pobre em gordura, é ótima para controlar o apetite, graças ao seu conteúdo rico em fibra e proteína de elevado valor biológico. Contém ainda vitamina C e vitaminas do grupo B que aliviam o cansaço.

Como escolher e conservar

- Escolha castanhas com pele lisa e brilhante, sem imperfeições e firmes ao toque.

- Conserve-as num local fresco e seco, resguardado da luz e evite o uso de um saco de plástico, pois facilmente ganham bolor e ficam estragadas.

4 ideias para comer castanhas

1. Como entrada com ovos mexidos

Numa frigideira com manteiga e azeite de trufa, coloque os ovos mexidos e castanhas previamente cozidas em água e sal. Mexa até ficarem prontos. É rápido e muito saboroso!

2. Em sopa com cogumelos e erva-doce

Coza as castanhas (cerca de 500 g) com batatas (400 g) durante 25 minutos. Triture tudo e adicione cogumelos e uma pitada de erva-doce.

 3. Como prato principal com legumes

Leve as castanhas ao forno (previamente cozidas) e adicione cenoura, abóbora e couve roxa, até dourar. Acompanhe com arroz.

4. Como sobremesa com bolo de chocolate

Misture puré de castanha na massa do seu bolo de chocolate. O travo adocicado da castanha combina na perfeição com o sabor forte do chocolate.

Texto: Sofia Cardoso

artigo do parceiro:

Comentários