Aprenda a preparar quatro cafés que também são cocktails

“Flate white Russian”, “Tia Mint Americano”, “Tia Expresso Martini”, “Iced Popcorn Frappé”, quatro exemplos de que café não casa apenas com uma chávena, também emparelha com um copo de cocktail e com ingredientes criativos.

O que aqui podemos beber são cocktails com café, ou se quiser, cafés com cocktails tão descontraídos como a personagem que Jeff Bridges encarnou em 1998 no filme “O Grande Lebowski”, quando bebia o seu White Russian. A bebida que reuniu um culto próprio é aqui apresentada com alguns extras deliciosos.

No caso presente todas as bebidas levam um toque de Tia Maria, um licor de café que inclui, entre os ingredientes, café 100% Arábica, uma pitada de rum jamaicano, notas de baunilha de Madagáscar e essência de caramelo.

“Flat White Russian”

Desde o lançamento em 1998 do filme “The Big Lebowski”, os fãs começaram a ver “The Dude” a saborear um “White Russian” e a bebida reuniu em torno de si um carisma muito próprio. À base da bebida, adicionamos aqui rum e açúcar demerara, acrescentando-lhe uma dose de café expresso, o que torna a bebida mais complexa e encorpada.

Aprenda a preparar quatro cafés que também são cocktails

Como preparar?

Verter num copo 25 ml de Tia Maria, 25 ml de rum, uma dose de café expresso e 5 ml de açúcar demerara. Adicionar gelo em cubos e mexer todos os ingredientes. Derramar sobre este preparado 30 ml de leite frio. Polvilhar com um pouco de chocolate em pó antes de servir.

“Iced Popcorn Frappé”

Esta bebida capta o espírito do café e do cinema. O xarope de pipoca funciona em plena harmonia com as notas de café, de baunilha e de chocolate Tia Maria.

Aprenda a preparar quatro cafés que também são cocktails

A dose extra de café dá a esta bebida a doçura e um sabor estimulante. Só falta decidir a que filme assistir.

 

Como preparar?

No shaker adicionar 50 ml de Tia Maria, uma dose dupla de café expresso, 50 ml de leite e 20 ml de xarope de pipoca. Adicionar gelo e agitar todos os ingredientes. Pegar num copo de latte de café e encher com gelo. Verter a mistura no copo. Decorar com pipocas, colocar uma palhinha e está pronto a servir.

“Tia Mint Americano”

É uma bebida agitada e coada, com um refrescante top-up de água com gás e folhas de hortelã.

Aprenda a preparar quatro cafés que também são cocktails

Como preparar?

Colocar no Skaker um fio de bebida mentolada. Verter 25 ml de Tia Maria, uma dose dupla de café expresso e 10 ml de xarope de açúcar. Agitar todos os ingredientes entre 30 a 40 segundos. Colocar o filtro sobre o shaker e verter o conteúdo através do coador sobre os cubos de gelo ou gelo triturado. Fazer o top-up (ou seja, encher o copo até ao topo) com 30 ml de água com gás. Decorar com uma folha de hortelã.

“Tia Expresso Martini”

Para aproveitar a noite com um pouco mais de estímulo. Consiste em Tia Maria, vodka, uma dose de expresso fresco, xarope de açúcar. Tudo agitado com gelo e colocado num copo Martini, coberto com grãos de café.

Como preparar?

Colocar num shaker de cocktail, Tia Maria, vodka, uma dose de expresso fresco, xarope de açúcar. Encher o copo Martini com gelo para refrescar e, de seguida, encher o shaker com gelo também. Colocar a outra metade do shaker no topo e dar uma batida para bloquear. Depois, agitar. O objetivo é que o gelo se desfaça enquanto arrefece a mistura. É o que irá

Aprenda a preparar quatro cafés que também são cocktails

criar a espuma por cima. Depois de agitado, dar uma pancada de lado no shaker para retirar a pressão de vácuo. Esvaziar o gelo do copo Martini e colocar o filtro sobre o agitador e verter o conteúdo através de um coador diretamente no copo. Usar o filtro e o coador já que ajuda a criar uma espuma lisa e rica.

Receitas cedidas por Empor Spirits

artigo do parceiro:

Comentários