Se acha que fazer um bom churrasco consiste em atirar uns pedaços de carne para cima da grelha e assegurar-se que nada saia queimado, podemos dizer-lhe que não percebe nada do assunto. De acordo com Anthony Bourdain, um dos maiores chefs de cozinha do mundo, a carne de churrasco tem muito que se lhe diga.

“Neste país, ninguém sabe fazer um bife no churrasco”, revela Bourdain em entrevista a Marc Maron que semanalmente apresenta o podcast WTF. Então mais quais os principais erros cometidos pelas pessoas na confeção da carne?

“Cozinham-na a uma temperatura demasiado alta, mas o maior erro que toda a gente faz é estarem sempre a espetar a carne”, refere o chef de cozinha que conta com 30 anos de experiência no ramo da restauração. Para além de estarem sempre a ver se a carne está cozinhada por dentro, outro erro imperdoável é retirá-la do churrasco e comê-la de imediato. Então qual o truque? Esperar 10/15 minutos após a confeção.

“Vai fazer toda a diferença do mundo se deixar a carne descansar”, refere o apresentador do programa de sucesso ‘Anthony Bourdain: No Reservations’ que acaba de lançar o livro de cozinha 'Appetites'. Este pequeno compasso de espera vai provocar a “recirculação do suco” da carne fazendo com que fique “perfeita”.

A propósito do tema, o apresentador do podcast aproveitou a oportunidade para questionar Bourdain sobre algo que aparentemente toda a gente acha que sabe fazer: ovos mexidos.

“ [O truque] É muito simples: não bater demasiado”, explicou o chef sobre o seu método. “Eu não adiciono natas, leite, água nem nada… Eu bato-os com um garfo.” O objetivo é que fiquem fofos, com uma boa textura e sabor.