Truques para melhorar a sua imagem

As cores / Os cortes / Os estilos

São pequenos truques que pode utilizar para simplificar as escolhas da roupa do seu dia-a-dia, que a ajudarão a valorizar a sua imagem e tirar partido do seu corpo e das roupas da moda.

As cores escuras disfarçam zonas amplas tornando-as mais elegantes e delgadas, pois os tons escuros absorvem a luz não a reflectindo. O preto, o azul-marinho, o castanho, o cinzento-escuro, o verde-escuro e o denim brut são os tons usados para adelgaçar as partes mais volumosas do corpo.




























Imagem: modelos de vestuário e acessórios La Redoute.


Se tem o tronco largo em relação às pernas, anca e coxas, use peças de vestuário em tons escuros e combine-as com roupas de tons mais claros para a parte de baixo. Pode usar pequenos pormenores em cores claras, para dar mais vida ao conjunto e ao aspecto do rosto, como por exemplo colarinhos, estampados, bordados, aplicações ou colares.

Se gostar de padrões, tenha em conta que os mais pequenos e em viés são os ideais para si, por exemplo estampados florais pequeninos, pintinhas, riscas giz ou desenhos assimétricos. Os decotes mais favoráveis são em V, em U e de trespasse, “gola à Mao” (pé-de-gola) e golas em bico. Cortes e pinças ajudam a que a roupa se ajuste ao tipo de silhueta e que os ombros e cintura sejam valorizados.




























Imagem: modelos de vestuário e acessórios La Redoute

Se a parte debaixo do seu corpo for a mais larga (cintura, anca e pernas), use as cores mais escuras nesta zona e as mais claras, fortes e vivas para o torso.

Evite roupas largas, com pregas e rodadas, pois dão-lhe mais volume. Prefira peças de corte direito e em godés. Evite calças slim, justas e afuniladas nos tornozelos, opte por modelos de frentes lisas, sem bolsos italianos e sem pregas, de cintura normal (+/- 2 dedos abaixo do umbigo).

Modelos ajustados nas coxas e alargar do joelho para baixo (modelo bootcut) são os ideais. Saias direitas tipo saia-lápis, corte tulipa e evasé. A cintura deverá estar marcada ou sugerida através de cintos, cortes ou efeitos.

As peças que usar no torso podem ser de corte direito e em certas zonas pode usar um pouco de volume, por exemplo blusas e túnicas de corte império, preguinhas na tabela e escapulário das blusas e camisas, folhinhos e mangas um pouco tufadas.

Os decotes podem ser “à barco”, redondos, alcinhas e cai-cai. Pode usar riscas horizontais e padrões grandes. O calçado de salto alto contribui para que a postura fique mais elegante, escolha modelos de biqueira fina e sem atilhos no peito do pé e tornozelos.

Texto e composição de imagens: Olga Cardoso Pinto – Estilista / Consultora de Moda

Comentários