Preto e branco dita tendências masculinas para o próximo inverno

Semanas de moda mostram como este clássico pode ser reiventado

Paris recebeu mais uma vez as propostas masculinas para o Outono/Inverno de 2013-2014. Foram nove dias em que marcas como Lanvin, Yves Saint Laurent, Louis Vuitton, Givenchy, Cerruti, entre outras, definiram as tendências da próxima estação fria. No geral foi possível identificar uma grande aposta no couro e nas peles, no contraste preto e branco e nos casacos e sobretudos estruturados e estampados. Extremamente elegante, mas irreverente, assim será o homem que os grandes marcas idealizam para o próximo inverno.

O Inverno de 2013 da Lanvin é sóbrio, pretos e cinzas estão sempre presentes nas propostas da casa francesa, mas com pormenores irreverentes e com cor. O designer Lucas Ossendrijver expande a noção de luxo descontraído justaposto com uma pitada do ‘mood streetwear’ de hoje. Silhuetas de equilíbrio, tanto delgadas como volumosas, uma paleta de cor escura para um guarda-roupa casual sob medida, completo com ténis, uma das grandes tendências de rua. A casa Lanvin oferece uma gama eclética de peças para o homem moderno cujo estilo de vida é uma mistura de ocasiões formais e informais.

Yves Saint Laurent apostou num estilo negligé pouco usual da marca, com o regresso das calças rasgadas e em peças ton sur ton. Elegante e irreverente a maison francesa apresentou uma coleção que é uma grande ode ao Rock. Para o seu desfile de estreia para a Saint Laurent masculina o diretor criativo, Hedi Slimane, trouxe uma série de músicos com ele para desfilar. A elaboração de uma coleção com inspiração em diferentes estilos de músicos, no roqueiro e na cultura de Los Angeles foram o mote para o ressurgimento do grunge. Malhas XL listradas e cachecóis longos, conjugados com calças slim rasgadas e o blazer estilo roqueiro foram a imagem de marca.

Inspirado por um look relaxado que melhor faz a transição do dia para a noite e da diversão para o trabalho, o diretor criativo Bill Gaytten para John Galliano virou-se para um grupo eclético de peças para o inverno de 2013. A Galliano apostou nos fatos risca de giz, no padrão xadrez e acessórios com pormenores néon e de cores fortes. O homem John Galliano contrastou entre o elegante e o casual, mas no final sempre jovem e irreverente.

A Louis Vuitton apresentou uma coleção muito eclética na semana de moda masculina em Paris. Como era de esperar os acessórios são o ponto forte da casa. A coleção que está à responsabilidade do estilista britânico Kim Jones, apostou nos tons escuros. Ao criar os looks para esta temporada, o designer Kim Jones imaginou o homem Vuitton a viajar até à Ásia, à região litoral montanhosa do Butão - o único lugar no mundo onde leopardos e tigres podem-se cruzar um com o outro. Daí os estampados animais serem uma constante na coleção e usados em look total. Os padrões locais surgiram em tudo, desde ponchos, a blazers e malas. É claro que, sendo a Louis Vuitton, tudo é embutido com uma sensação de luxo e opulência. O casaco de abertura contou com manchas criadas por agulha de perfuração através do vison.

Saiba mais na página seguinte

Mestre do disfarce, Yohji Yamamoto trouxe um pouco de diversão para a coleção de inverno de 2013. O estilista japonês apostou em modelos caricaturados de velhos para mostrar que a moda não tem idade. Misturando o estilo punk com o estilo Londrino, Yamamoto revelou uma façanha jovem e vibrante, permanecendo fiel à sua assinatura. A justaposição de silhuetas relaxadas encaixam juntamente com calças espaçosas e casacos oversize. Cardigãs longos e saias são misturados com motivos selvagens. Uma coleção forte, com um charme que evocava imagens de Sherlock Holmes ou o estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde.

A Cerruti fez a sua apresentação ao som de um trecho de "Rumble Fish", conto clássico de Francis Ford Coppola. Aldo Maria Camillo é o estilista da marca Cerruti para esta estação e apostou em calças justas que voltam a usar-se com ou sem fato, no próximo inverno. Casacos e calças em tons clássicos de vinho, azul marinho e verde floresta, o trio preto, azul escuro e castanho são uma constante na coleção. A gola subida das camisas destacou-se no desfile tal como os tecidos, que são desenvolvidos e exclusivos da fábrica do fundador Nino Cerruti.

O homem Givenchy gosta de marcar a diferença, já que a maison francesa é conhecida pelo seu registo de exclusividade. Ricardo Ticci, estilista da Maison, apresentou a coleção de inverno para 2013, preto versus branco é a grande aposta do estilista e uma das grandes tendências masculinas do próximo inverno. Ticci levou os seus bravos homens numa nova direção para a próxima temporada. Inspirado em tons religiosos da temporada anterior,o novo homem Givenchy vestiu-se com armadura para a próxima temporada. Os sapatos foram cobertos com placas de prata, as saias substituídas por casacos amarrados na cintura, o casaco reinterpretado como camisa de couro e inúmeras interpretações de clássicos essenciais menswear representados como uma armadura. No total, decisivo e elegante, Tisci pintou um retrato suave onde os detalhes reinaram.

Saiba mais na página seguinte

Apesar da diversidade apresentada na Paris Men Fashion Week, o inverno 2013 nas diferentes semanas de moda masculinas ditou uma regra básica: preto e branco! A tendência continua muito forte para a estação, já que esta dupla é um velho clássico que nunca sai de moda. Para além desta dupla de destaque, das cores mais vistas nos desfiles de moda masculina, destacam-se os cinzas, azuis e castanhos nos mais variados tons e a combinação roxo e amarelo. A aposta em pequenos apontamentos de néon como vista na coleção de John Galliano.

A moda masculina do próximo inverno 2013 ganha nova vida com destaque para os padrões florais, geométricos, riscas, xadrez, bolinhas e até estampados animais em look total muito usados na coleção da Louis Vuitton e do japonês Yamamoto...para usar em tamanho XL ou XS, conforme o estilo. O padrão geométrico marcará uma das principais tendências para o outono/inverno 2013, tal como o padrão xadrez muito visto na coleção de Galliano.

Dos acessórios masculinos mais vistos nos desfiles, destacam-se para o próximo inverno as maxi-malas de mão, luvas de couro, cachecóis XL, gorros e ponchos com padrão xadrez, chapéus de estilo clássico e acessórios com aplicações de pelo, couro e tachas.

23 de janeiro de 2013

artigo do parceiro:

Comentários