Com o tempo frio ao virar da esquina, chegam também os belos casacos de Inverno, para todas as carteiras e diferentes gostos. Mas com tanta oferta por vezes é difícil escolher o casaco ideal. Antes de tudo analise o seu corpo para que possa comprar o casaco à medida. Depois é só esperar o frio para que o possa usar e conjugar com as suas melhores peças.

Casaco clássico marinheiro - Este casaco clássico combina com a maioria das roupas e fica especialmente bem em mulheres com curvas e que tenham uma silhueta em forma de pêra. Se é uma mulher baixa opte por investir em casacos um pouco acima do joelho e que não cortem completamente a perna. Este tipo de casaco é perfeito para equilibrar a parte mais estreita do corpo com as ancas largas. Tente escolher sempre um casaco com maior volume no topo.

Gabardina - A clássica gabardina (ou trench coat) é perfeita para aqueles dias de chuva pois não é muito quente, mas protege o corpo. Por norma cai bem em corpos em forma de ampulheta e, se pretende marcar a cintura, o ideal é aplicar um cinto. Se for baixinha, é preferível que a gabardina bata um pouco acima do joelho, para não cortar na altura.

Parka - Este tipo de casaco costuma ficar bem em todos os tipos de corpos, mas como por norma se trata de um casaco com muito volume, já possui formas arredondadas e é normal que fique um pouco mais largo do que está habituada. O mais importante é escolher uma parka bem estruturada e com um bom corte, mantendo uma silhueta delineada. Evite os modelos que cortam as formas. Os modelos compridos favorecem as mulheres mais altas e devem ser evitados pelas baixas.

Casaco 'envelope' - Este clássico casaco é perfeito para definir e adelgaçar a silhueta. Favorece as curvas, especialmente em mulheres com o peito volumoso. Com decote em V, marca a cintura e não acentua as ancas, valorizando o peito e a cintura, disfarçando certas áreas do corpo. Evite apenas usar modelos com um comprimento muito grande no caso de ter formas mais arredondadas, pois podem tornar o visual quadrado

Casaco curto - Este tipo de casacos devem ser utilizados com cautela. São perfeitos para silhuetas ampulheta, pois destacam as curvas. Nas mais baixinhas deixa a perna à vista alongando o corpo. Se forem casacos curtos de pêlo, certifique-se que as mangas lhe servem na perfeição, para que não fique com um visual demasiado infantil, o ideal é que o comprimento fique acima da cintura, para destacar as curvas do corpo.