Selfie é um neologismo com origem no termo inglês self-portrait, que significa autorretrato. Normalmente, é uma fotografia tirada pela própria pessoa que aparece na foto. Os telemóveis e tablets com câmera incorporada são os dispositivos tecnológicos mais utilizados para tirar este tipo de fotografia, podendo, no entanto, ser utilizada uma webcam ou câmera digital.

A particularidade das selfies é que têm o objetivo de ser compartilhada na internet, e mais especificamente em redes sociais como o Facebook e o Instagram, e pode ser tirada apenas com uma pessoa, com um grupo de amigos ou até mesmo com celebridades.

Em 2013, os responsáveis pelos dicionários Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o facto de a palavra ter crescido 17000%, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas ao longo de 2013.

Como qualquer fenómeno, muitas vezes é levado ao extremo, e cresce o número de jovens que não passa um dia sem partilhar uma fotografia de si próprio ou do que está a fazer, o que leva a muitos sociológos a afirmar que esta geração de jovens se caracteriza por um narcisismo acentuado. Algumas das fotos partilhadas acabam em websites e páginas de Facebook humorísticos pelas caras engraçadas dos seu protagonistas (a famosa duck face) ou porque algo de bizarro aparece em segundo plano.

A prática de tirar selfies ganhou popularidade a nível global, e algumas tiveram milhões de visualizações. São vários os exemplos, como a selfie tirada por um grupo de jovens com o Papa Francisco e a selfie tirada nos Óscaress, onde aparecem várias estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie, entre outros.

Uma selfie pode estar no centro de uma polémica, como é o caso da selfie tirada no funeral de Nelson Mandela, onde aparecem Barack Obama, David Cameron e Helle Thorning Schmidt.

Apesar aparentemente inofensivo, este fenómeno jovem pode esconder alguns perigos. As fotografias tiradas no carro, por exemplo, trazem consigo um elevado risco de acidentes, estejam ou não a conduzir pois criam um elemento de distração na viatura. Por outro lado,  quando os jovens, ao partilhar a fotografia, identificam o local onde se encontram, não terem em conta que  internet é um local perigoso cheio de pessoas com más intenções. É importante

 

Os tipos de selfie

Perante a enorme adesão às deu origem a vários tipos, associados ao que aparece na fotografia:

- Groupie: Significa exactamente o mesmo de selfie, mas é feita em grupo. Hoje em dia, existem até sticks para adaptar às câmaras ou smartphones de forma a conseguir captar mais gente na foto.

- Belfie: Fotografia em que se mostra o rabo, normalmente para se dar destaque à roupa que se tem vestida.

- Delfie: Fotografia com o cão.

- Selfeet: Fotografia aos pés, normalmente para se mostrar os sapatos ou num enquadramento especial, como um tapete original.

- Muggie: Do termo inglês mugg, que significa caneca, designa as fotografias às canecas.

- Car selfie: Fotografia tirada no carro.

- Selfinception: Fotografia de uma pessoa a tirar uma selfie.