Cunhas à portuguesa

Wedges, boots, lifties. Em português: cunhas. Estão por todo o lado nesta estação.

São sapatos ou botas com a sola em forma de cunha ( sim, é suposto ser isso, aquilo a que chamamos cunhas). Mas o que é isso da cunha afinal? A explicação é simples, é uma ferramenta, normalmente de metal ou madeira, em forma de prisma (e aqui está a importância da matemática e da geometria, no mercado da moda) que serve para nivelar e ajustar uma peça qualquer.

Neste caso as cunhas nivelam e ajustam os nossos pés. Por norma este tipo de calçado transforma o salto e a sola numa só peça. É um design que remonta à Grécia Antiga. As botas e sapatos de cunha são mais comuns no calçado feminino e foram popularizados por Salvatore Ferragamo, que os introduziu no mercado italiano nos anos 30.

São um modelo incontornável, para quem quer ganhar altura e manter conforto. Mas não só, na medida certa, ajudam a resolver problemas de circulação e a manter a boa saúde do sistema vascular, ajudando a uma boa aparência das pernas, que estão à vista, agora que a primavera parece ter chegado em força.

Por cá, muitas marcas, fabricantes, designers elegem este modelo, integrando-o nas suas coleções. Juntam o conforto a um look trendy, easy chic, mas também luxuoso e glamouroso.

As cunhas estão na moda. Quem resiste às made in Portugal?


artigo do parceiro:

Comentários