Calçar português: Do quarto para as festas

Os loafers são uma espécie de sapatilha que pode ser usada de várias maneiras

Várias marcas nacionais incluem os loafers nas suas coleções, ou mantendo o clássico e tradicional, ou inovando e criando novas tendências. O que importa é que sejam 100% nacionais, de qualidade e trendy!

Mas o que são loafers?

As comparações são inevitáveis porque também os são as semelhanças. Os sapatos do tipo loafer — também chamados de slippers — são um “must-have” desta estação. Podem ou não ser associados à imagem dos mocassins.

Diz a história que os loafers remontam ao século XIV, quando eram usados com roupas de dormir. Naquela época, os nobres ingleses usavam-no apenas nos seus aposentos. Com o passar do tempo a peça superou a resistência, caiu no gosto da corte e acabou por ser também usada nas festas dos castelos.

Já no século XX, os noruegueses retomaram o modelo, pelas mãos de Nils Gregoriusson Tveranger, que emigrou para os Estados Unidos da América e mais tarde voltou à Noruega. A revista Esquire, num artigo, exportou a ideia iniciada na Europa onde o loafer fez muito sucesso nas décadas de 40 e de 50 e passou a fazer parte dos guarda-roupas femininos.

Nos anos 80 e 90, os loafers apareceram no cenário da moda e Michael Jackson foi um dos ícones que introduziu este sapato na cultura pop. ?Nas últimas estações, voltaram a estar na moda e, ao que tudo indica, com bastante sucesso.

Super confortáveis e com uma dose de modernidade, são um “must have” entre as fashionistas, que apostam nos padrões animais e felinos, no veludo, no glitter e nas tachas como principais tendências.

Na hora de combinar, não há mistério: os loafers funcionam como uma espécie de sapatilha e podem ser usados com saias, calções, vestidos, calças, permitindo vários estilos.


artigo do parceiro:

Comentários