As escolhas dos bloguers para a estação fria

Ainda cheira a verão mas a verdade é que as lojas começam a ficar inundadas de peças de outono/inverno e por isso convém estar a par das últimas tendências… A pensar nisso convidámos 5 blogs para nos mostrarem quais são os sapatos que vão estar em voga na estação fria.

Ana Gomes, 'A Melhor amiga da Barbie’ explica que na hora de escolher sapatos tem sempre de se esquecer do fator salto alto pois o seu estilo de vida, totalmente integrado na nossa calçada portuguesa, não permite essa escolha para o dia-a-dia. Não é por esse factor que deixa os saltos altos fora da equação, apenas os escolhe para ocasiões especiais em que o piso não é um problema. A sua palavra de ordem é conforto e nesse sentido as suas escolham vão para uns botins rasos e ornamentados para dar um upgrade ao look, umas galochas para os dias mais chuvosos e uns sapatos mais especiais.

As escolhas de Mónica Lice, do blog Mini-saia, passam pelas botas de cano alto que são uma das peças chave do desfile da casa Chanel, por uns sapatos de estilo masculino e mocassim com salto. Em relação às botas Mónica diz que querem-se de cano bem alto e justo, quase a confundir-se com uns leggings e são ótimas para usar com minissaias, vestidos e casacos curtos. Na sua opinião os sapatos mais masculino também são uma boa aposta e vão continuar a usar-se. Se tiverem toques metalizados ainda melhor e são uma óptima sugestão para combinar com um visual mais feminino, brincando, desta forma, com os opostos. Já os sapatos do tipo mocassim, com ou sem atacadores, mas com salto alto e grosso vão continuar em voga e combinam muito bem com saias ou calças e em especial com o padrão tartan, um dos mais fortes da estação.

Ana Garcia Martins, mais conhecida por ‘A Pipoca mais doce’ explica que apesar de vivermos num país com invernos relativamente simpáticos, há que ter em conta alguns fatores no que toca à escolha do calçado da estação. Aconselha sempre a verificarem a qualidade dos materiais, o tipo de sola e claro… o fator conforto! Para Ana este vai ser o ano em que as botas e botins vão ganhar novos cortes e aberturas, muito ao estilo Balenciaga. Evidencia também que depois do sucesso com os ténis de salto incorporado, Isabel Marant volta à carga com uns botins que todas as mulheres vão querer. Alerta para o facto de custarem cerca de 500€, mas descansa as mulheres explicando que há réplicas mais acessíveis nas grandes cadeias. Os saltos intermédios vão continuar a dar cartas, segundo a bloguer, e são especialmente bons para sobreviver à calçada portuguesa. O ar mais certinho e ultra-feminino das sabrinas douradas que recomenda pode ser desconstruído com umas boyfriend jeans.

Mas não é só do universo feminino que se fazem tendências e nesse sentido Roberto Esteves, do blog ‘Quiosque do Ken’ dá-nos algumas dicas do que os homens devem usar. Segundo Roberto, ao contrário das mulheres os homens conseguem sobreviver apenas com uma mão cheia de pares de sapatos. Assim este inverno deverão apostar em:

Ténis Descontraídos: Os tons metálicos, camuflados e pastel estão em voga esta estação.

Oxford Shoes e sapatos clássicos de uso diário: e porque nem todas as profissões permitem um dress code descontraído, é essencial fornecer o roupeiro com um ou dois pares de sapatos clássicos em preto e castanho. Segundo o bloguer este tipo de sapatos é sempre uma boa aposta, principalmente porque podem usar-se também em eventos mais formais.

Botas: Há que ter um ou dois pares no armário. As peles aveludadas e a camurça regressam com o frio e os modelos de sola grossa e clara serão tendência, uma vez mais, esta estação.

Galochas: Quando a chuva cai há que estar preparado. Seja no campo ou na cidade, um par de galochas é essencial. Roberto explica que se não for de usar galochas todo o dia, pode sempre ter um par de sapatos no escritório para trocar. É melhor do que ficar com a sensação de "pés molhados" o dia inteiro.

As ‘Style it up’ Margarida e Cátia preferem o conforto como elemento principal na escolha de sapatos.

Para Margarida há sempre ocasiões especiais que o design deste acessório se pode sobrepor ao tal conforto tão importante, mas também é só durante umas horas, e por isso facilmente suportável. Outro ponto importante que refere é que sejam suficientemente quentes – mesmo que o dia não esteja chuvoso, os sapatos fechados são muito mais quentes e, claro, mais adequados à estação mais fria do ano. Margarida refere que gosta de sapatos elegantes, de preferência de salto bem alto, mas tem sempre umas sabrinas no carro, para as eventualidades de quem anda muito de um lado para o outro. As suas escolhas recaem em 3 escolhas: uns pumps que podem ser pretos ou nude - normalmente prefere os nude para verão e pretos para inverno; umas botas rasas todo-o-terreno para poder palmilhar a cidade toda sem acabar o dia com os pés doridos ou encharcados; uns botins com cunha para o  dia-a-dia, pois trazem conforto e elegância.

Cátia volta a referir a importância do conforto, já que não há nada pior do que uns sapatos desconfortáveis, que podem transformar qualquer dia num verdadeiro pesadelo. Para este inverno destaca em primeiro lugar as ‘Ankle boot’ e as botas de cano médio. De preferência com aplicações: costuras, fivelas, bordados… A tendência diz que esta estação as botas querem-se até ao joelho, as famosas “cuissardes” ou “over the knee”, como as botas Chanel, referidas por Mónica Lice, mas Cátia não se mostra ainda muito convencida! Em segundo lugar, as peças (sapatos ou botas) em burgundy. A cor está novamente em alta este outono e segundo a bloguer vai ser uma boa aposta e uma alternativa muito válida ao preto de todos os dias. Em terceiro lugar escolhe os sapatos rasos ou de salto médio. Charlotte Olympia já fez saber que os bordados, coloridos e com estampas geométricas é que estão na moda este inverno e assim sendo consegue-se aliar a elegância ao conforto!

artigo do parceiro:

Comentários