Portugal Fashion apresenta tendências para o próximo inverno

O verde água, preto e bordeaux foram os tons mais populares e grande destaque para as malhas, presentes em quase todos os desfiles

Alves Gonçalves - O gosto pela arquitetura e pelo cinema estão sempre visíveis a cada coleção, num ambiente de intensidade urbana e emotiva, num ambiente cromático suave, com o preto a emprestar densidade. Recetiva às modernas e inovadoras visões na construção e detalhes, onde os tecidos opacos e de aspeto natural jogam com outros com texturas e brilhos mais sofisticados e técnicos, numa associação de acabamentos manuais (artesanais).

Fátima Lopes - Este inverno, Fátima Lopes brinca com os paradoxos, a oposição, a atração e a mistura de géneros. Fiel ao estilo gráfico e arquitetural, a criadora propõe uma coleção outono/inverno 2013/14 feminina e inteligente: calças justas, vestidos e saias até ao joelho, bem como oposições de formas volumosas por todo o corpo. Inspirando-se na forma dos diamantes, Fátima Lopes incorpora nas suas peças detalhes em 3D, que mistura através de estampados exclusivos, utilizados em patchwork, relembrando o brilho e as mil e umas faces da pedra preciosa. O preto e o azul-marinho são as cores dominantes, enfatizadas por toques de azul vivo –kein, king, azur – tal como os reflexos dos diamantes. Cores que surgem em materiais nobres como: lã, caxemira, couro, camurça, seda crepe ou jersey. Para esta nova estação, Fátima Lopes colabora com o designer belga PP From Longwy, para a sua linha de acessórios.

Katty Xiomara - Uma coleção urbana e feminina, com forte atitude, que nos incute a máxima "viver um dia de cada vez com a melhor das vibrações". Inspirada no tradicional azulejo português, que serve de tela a uma expressão simbólica do Street Art e de base a coleção de Katty Xiomara.

Julio Torcato - A coleção de Júlio Torcato para o Inverno 2013/2014 intitula-se "Porto". Inspirada na mística cidade, a coleção de inspiração clássica mas muito contemporânea foi criada para um público masculino de forte personalidade, elegante e urbano, que exige originalidade, identidade e sobretudo qualidade. Com cortes rigorosos e personalizados, os modelos são executados com materiais e acabamentos de altíssima qualidade.

Anabela Baldaque - "...e fez-se luz..." É assim que se intitula a coleção de Anabela Baldaque para o Inverno 2013/14, criada para uma mulher trendy e urbana que volta a ser a diva descontraída. A coleção contrapõe looks de lisos integrais com xadrez e quadrículas que nos remetem para os anos 60 e 70.

Diogo Miranda - Intitulada "Lady Vs. Boyish" a coleção de Outono/Inverno 2013/14 de Diogo Miranda inspira-se em dois polos distintos: o lado sofisticado, sóbrio e elegante do universo feminino e ladylike, em contraste com a influência do masculino, transmitido pelas formas oversized, pelo conforto e atitude cool, sem nunca descuidar a elegância.

Meam by Ricardo Preto - O futuro e o vibrante mundo atual são a inspiração para a coleção de Meam by Ricardo Preto. O reflexo de uma época, em que a mulher evoca a sua feminilidade e independência. Silhuetas esguias, volumes a contrapor com peças colantes, padrões, paisagens e tigres e leões impressos e bordados são bordados a cor e dão enfâse às sedas, algodões e lãs. Para uma mulher moderna, culta e atenta aos desafios da sociedade atual.

Luís Buchinho Knitwear - A coleção Luís Buchinho Knitwear para o Inverno 2013/14 tem como influência o design industrial dos anos 70. Grafismos simples e eficazes, com combinações de cores inusitadas, onde as barras e os blocos de cor são evidentes em todas as silhuetas. Uma coleção com uma vertente urbana muito marcada onde é visivel o contraste entre o tema masculino e feminino em silhuetas retas e confortáveis.

Miguel Vieira - Faz 25 anos de carreira e o facto é demonstrado através dos colares com o número 25. A coleção de Miguel Vieira foi pensada para homens e mulheres fortes, sofisticados, sedutores e simplesmente únicos. A silhueta alternada entre a ampulheta e a rectangular, com jogos de volumes e assimetrias é enriquecida com detalhes dourados, padrão cobra, lantejoulas em base de seda e tecidos jacquard com motivos florais.

TM Collection by Teresa Martins - A coleção de Teresa Martins para a TM Collection intitula-se de "Origens", padrões, bordados e texturas interagem numa palete outonal, dando origem a uma coleção feminina de singular beleza e harmonia, com pormenores bem pensados que nos remetem a lugares distantes. É uma coleção híbrida, onde elementos de construção simples e gráfica articulam-se com elementos de maior complexidade, remontando às origens da TM Collection.

Desfile Industry - Esta é uma apresentação coletiva de marcas de vestuário nacionais, sob o tema Industry. Coube à Concreto by Helder Baptista, à Cheyenne, à MDS-Mad Dragon Seeker e à Dom Colleto dignificarem a reconhecida qualidade do pronto-a-vestir nacional. A coleção da Cheyenne para o Inverno 2014 foi dividida em duas famílias, "Urban" com looks mais vinatage e "Landscape", com looks mais casuais. Ainda assim é possível ver temas diferentes em cada família com variadíssimas inspirações desde o Old School, à Natureza e o Clássico. Concreto by Helder Baptista - Uma coleção com a profusão de cor que é apanágio da concreto, transportando-nos para um inverno opulento e acolhedor. As propostas femininas são marcadas por formas amplas, malhas sobrepostas e volumosas, que contrastam ricamente com linhas simples e justas. No masculino, destacam-se as skinny estampadas em jacquard, realçadas por camisolas de malha espessa e pelo corte rigoroso dos blazers. Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões - esta coleção Outono|Inverno 2014 foi buscar inspiração a várias tendências com o intuito de criar uma nova corrente. Tecidos estampados geométricos e cetins confortáveis fundem-se com gangas e fazendas criando um clássico revisitado. A Dom Colletto é uma marca de pronto a vestir masculino e feminino de inspiração italiana. A coleção sobre o “otimismo e inovação” desafia os padrões de funcionalidade e cria jogos inovadores de luz e volume. Os fios de lãs ultra finas e misturas refletem a frescura de um olhar limpo. As malhas podem acompanhar as curvas do próprio corpo, para um conforto cada vez maior, ou apresentar queda em linha reta e perfeita em movimento, para estilos de vida dinâmicos.As cores predominantes são preto, bordeaux, cinzento. Os materiais utlizados são 100% lã extra fina, misturas de lãs, seda, caxemira.

Carlos Gil - O designer apresenta a coleção Outono|Inverno 2013|14, inspirada numa mulher citadina, segura da sua imagem, com caráter forte e um look que mistura o ousado dos anos 60, com um estilo "Glam revogado" dos anos 70. Com alguns elementos de inspiração étnica, a coleção foi pensada para uma mulher ousada e selvagem que se afirma como moderna.

Vicri - A coleção de Vicri intitulada de "Wonder Man", propõe para os "homens maravilha" um leque de cores variado, onde se destacam os laranjas, verdes, azuis e grenás, salpicados por aplicações requintadas, inspiradas nas altas patentes militares. A extravagância discreta é um conceito permanente durante toda a apresentação, assim como a forte influência do movimento Rockabilly.

Lion of Porches - Para o próximo Inverno a Lion of Porches apresenta a sua linha mais caraterística, a linha Lion e a linha City,. A linha Lion, com uma forte inspiração Preppy, que originou uma coleção distinta e requintada. E a linha City, que mantém a identidade da marca, apresentado peças mais elegantes e versáteis, com elementos de inspiração britânica. Pela primeira vez, a marca introduz a coleção Kids, de inspiração britânica.

Felipe Oliveira Baptista - Se a forma esteve sempre no centro do trabalho de Felipe Oliveira Baptista, ela encarna de uma forma quase obsessiva o sujeito da sua coleção Outono|Inverno 2013|2014. Com uma estética muito forte e ainda por definir, mistura a austeridade silenciosa e sensualidade luminosa numa linha condutora muito clara, a de um ultra-classicismo, linha de fuga jamais alcançada que aspira a uma modernidade sem época.

Dielmar - A Dielmar apresenta uma vez mais a sua alta alfaiataria, desta feita com looks vintage e retro. O homem recriado é de um playboy cosmopolita, que adota o espírito boémio e criativo de um viajante moderno. É possível verificar um especial ênfase para todos os tecidos de aspeto gasto e envelhecido que ajudam a criar o look vintage e luxo retro.

Luis Onofre - Black is back...o preto é a principal tendência do inverno de Luis Onofre. Surge em vários tons, graças às combinações de materiais, como camurça,boxcalf, croco e pêlo), e empresta a sua tonalidade sombria a botas, botins, stiletto, galochas e sandálias. As aplicações metálicas luxuosas servem de contraste ao preto, ao qual se junta as cores pérola, mel claro, verde musgo, bordeaux, viola e verde-bosque.

artigo do parceiro:

Comentários