Os homens já não se querem a cheirar a cavalo

Apesar de lidarem melhor com o envelhecimento do que as mulheres, eles estão, cada vez mais, a tratar da sua pele. Rotinas de beleza no masculino

Perfume e after shave eram, até há alguns anos, os únicos produtos de beleza que a maioria dos homens conhecia. Hoje, a prateleira da casa de banho deles compete com a das mulheres, pois nela podemos encontrar cosméticos para qualquer problema do rosto e do corpo. Como refere a dermatologista Manuela Cochito, «os homens têm as mesmas preocupações que as mulheres no que diz respeito à pele, embora saibamos que são um pouco mais descontraídos e que o envelhecimento neles tem uma conotação menos pejorativa do que nas mulheres».

Estas são as zonas do corpo que eles passaram a olhar com outros olhos:

- O rosto

«Os homens adultos preocupam-se com as rugas de expressão exageradamente marcadas e com a flacidez, um pouco à semelhança do que acontece com as mulheres, enquanto os mais jovens preocupam-se com a acne», diz Manuela Cochito. «Há cada vez mais adolescentes a procurarem o dermatologista e quando começam cedo o ritual de cuidar da pele, enraíza-se facilmente», acrescenta a especialista.

- Os olhos

O contorno ocular é uma das zonas do rosto que mais acumula rugas e onde estas são mais visíveis desde cedo. «É importante que se usem produtos adequados para esta zona que minimizem rugas, olheiras e papos», refere a dermatologista.

- Limpar e barbear

Limpar a pele é o primeiro passo para que esta seja saudável e os homens também já sabem isso. «De manhã, já faz parte da sua rotina, à noite é mais problemático, ainda não é um gesto espontâneo» para o sexo masculino, confirma Manuela Cochito. Segue-se o barbear e, para que esta rotina masculina não seja demasiada agressiva para o tecido cutâneo é necessário usar produtos adequados.

«Uns gostam de fazer a barba com lâmina, outros com máquina, uns de manhã e outros à noite. Não há uma fórmula certa, cada um deve encontrar o seu ritmo e fazer como gosta», salienta a dermatologista. No entanto, é importante usar uma espuma, gel ou creme de barbear que faça deslizar a lâmina e, depois, aplicar um creme hidratante, calmante e reestruturante, sem álcool.

- O corpo

A pele do corpo também precisa de cuidados diários. «O ideal seria que após o duche os homens aplicassem um hidratante, até porque pele do corpo é mais seca do que a do rosto», lembra a dermatologista.

- O cabelo

«Os homens têm um cabelo mais oleoso, por isso, devem lavá-lo todos os dias», refere Manuela Cochito. A dermatologista aconselha «uma lavagem com um champô suave e evitar secadores». Os homens têm também uma percentagem mais elevada de dermatite seborreica, conhecida também como caspa e «quando isso acontece, devem procurar o dermatologista e realizar o tratamento que este indicar».

Veja na página seguinte: Os tratamentos em clínicas que eles (já) procuram

Comentários