Esconder a barriga que o incomoda, os braços mais largos ou até mesmo as pernas, pode ser um desafio para os homens com mais peso. Mas não se preocupe. Hoje vamos dar-lhe algumas dicas para saber como optar pelas peças certas de forma a que consiga sentir-se mais confortável em cada situação.

Dê uma vista de olhos!

Não tente esconder o corpo

Esta é a primeira sugestão que fazemos: vista-se consoante a ocasião e não se preocupe em esconder o seu corpo a todo o custo. Destoar completamente do ambiente só irá atrair ainda mais as atenções para si e não de forma positiva. Antes de tudo é necessário ter bom senso.

Use roupas do tamanho certo: nem demasiado largas, nem demasiado justas

Este é dos piores erros mas também dos mais comuns que pode cometer. Para camuflar as gordurinhas, o primeiro instinto é cobrir o corpo com roupas largas, mas isto só vai criar mais volume e parecer que é mais largo do que é na realidade. O mesmo se aplica a peças apertadas: só irão acentuar o facto de ter peso a mais. O ideal é comprar roupas que sejam do seu tamanho.

Se não servir na perfeição, ajuste

Muitas vezes é difícil encontrar peças que nos assentem na perfeição, até porque com as cadeias de roupa fast fashion e as tabelas de medidas standard é praticamente impossível que o nosso corpo corresponda a essas medidas pré-estabelecidas. O melhor é comprar peças que nos assentem bem e depois investir mais algum dinheiro ao levá-las a uma costureira, para os ajustes e arranjos finais. Peças que vistam bem favorecem qualquer corpo.

Como as cores o podem favorecer

Convém apostar em looks que ajudem a criar continuidade: usar cores próximas umas das outras ou o mesmo tom na parte de cima e nas peças de baixo faz com que o corpo ganhe comprimento e, consequentemente, pareça mais alto. Cores como o preto, o azul escuro ou o cinza escuro criam silhuetas mais magras. Isto deve-se ao facto de as tonalidades escuras não criarem zonas de luz nas curvas que o corpo faz na roupa e este pareça mais esguio. Tendo estas regras em mente, evite usar contrastes de cor que dividem o corpo e que só ajudam a alargar a silhueta e a chamar a atenção para zonas que podem não o favorecer.

As sobreposições podem ser as suas melhores amigas

Usar a roupa por camadas ajuda a estruturar o corpo, o que dá a ilusão de estar em forma. Peças estruturadas e que favoreçam a zona dos ombros são ótimas para realçar os pontos fortes da silhueta masculina. As camadas também ajudam a esconder partes do corpo com que não se está tão à vontade e permitem que se tenha uma maior liberdade na escolha das cores. Por exemplo, se tem uns jeans escuros e uma camisa branca que dividem o corpo, pode colocar um colete ou um polo de uma cor mais escura que dêem continuidade à silhueta, favorecendo-a.

Aposte nos acessórios certos

Os acessórios devem ser escolhidos tendo em conta a proporção: não devem ser demasiado pequenos. Se temos um corpo com maior volume, acessórios pequenos só o iriam enfatizar, para além de que se iriam perder e desvalorizar tendo em conta o look final.

Evite padrões chamativos

Padrões muito grandes e coloridos colocam o corpo em destaque. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para o seu rosto, por isso, evite usar estampados de grandes dimensões. Opte antes por padrões repetitivos em pequena escala que tornam a roupa mais interessante mas sem sobrecarregar a sua aparência. Riscas verticais fininhas são uma excelente opção para alongar a silhueta.

Use decotes em “V”

Esta forma de decote alonga o pescoço o que cria comprimento, tornando o corpo mais esguio.

No final das contas, a chave está em trazer equilíbrio e forma à sua silhueta com peças que passem a impressão de que o seu corpo é mais esguio do que é na realidade e favorecendo zonas que se querem mais largas nos homens, como é o caso dos ombros.