Olhamos para as ruas e vemos a quantidade de homens que decidiram deixar crescer a barba e as inúmeras barbearias que abriram ou se reinventaram para dar resposta à procura por uma barba mais bonita e saudável.

Quando começam a deixar crescer a barba muitos homens queixam-se principalmente da comichão e de não conseguirem manter uma barba com aspeto saudável. Por este motivo deixamos alguns conselhos que deve seguir, tanto na hora de cortar e aparar a barba como nos cuidados a ter com ela.

Aparar ou cortar a barba? Esta é a primeira dúvida: a barba pode fazer a diferença entre um look perfeito e um total falhanço por isso deve ter em atenção qual a melhor opção para o seu tipo de rosto. Para esta tarefa difícil o melhor é aconselhar-se numa barbearia sobre que desenho de barba se adequa mais a si.

Está com vontade de livrar-se completamente da barba ou redesenhar a que já tem? Então, antes de fazer a barba leia os seguintes passos para que a sua pele fique hidratada e com ar saudável nas zonas onde deixou de ter pelo e para que nas outras o pelo fique com a apresentação mais cuidada possível:

- Lavar a barba: lavar com água quente e usar um produto ligeiramente abrasivo como um esfoliante ou sabão, devem-se evitar os champôs uma vez que, como não são específicos para barba tendem a contribuir para a criação de mais oleosidade e outras irritações. Esta rotina irá ajudar a manter o rosto limpo, hidratado e longe de sujidade e oleosidade que são muitas vezes a causa da comichão.

Após a lavagem devem ser utilizados produtos hidratantes como óleos ou um bom creme hidratante. Os óleos ajudam a dar brilho, a amaciar e hidratar a barba. Também têm efeito anticéptico e anti-bacteriano o que é excelente para a limpeza do rosto!
Há sempre a opção de fazer óleos caseiros: existem imensas receitas na internet.

- Aparar a barba: a barba deve ser aparada de forma a que tenha um aspeto mais limpo e saudável durante mais tempo.

Se a ideia é cortar a barba completamente ou grandes áreas de pelo deve optar por usar uma lâmina de corte ou uma máquina de barbear. Com a lâmina basta usar um gel de barbear ou uma espuma (normalmente contém álcool que seca a pele, por isso se a sua pele é sensível ou se corta muitas vezes, deve optar por um gel) para uma melhor proteção. Estes produtos irão atuar como uma capa protetora que impede a evaporação da água quente e mantêm o pelo suave durante todo o barbear, depois é só ter as lâminas afiadas (verificar sempre o estado das lâminas) e quando terminar, colocar creme hidratante, de preferência sem álcool para não secar a pele. A máquina de barbear é outra excelente opção e, para isso, depois de lavar a cara é só secar a pele, barbear e aplicar, tal como acontece com o processo da lâmina, um creme hidratante álcool free para refrescar a pele!

Se, por outro lado, não quer cortar completamente a barba e a quer deixar crescer, corte as pontas espigadas para manter a barba com aspeto saudável mais duradouro. Ao aparar a barba, vá moldando a sua forma ao estilo que mais o favorece, mas não se esqueça que, ao aparar os pelos devem ser cortados no sentido oposto ao do crescimento de maneira a que não seja criada irritação e estagnação do crescimento do pelo.

- Escovar e pentear a barba: para além de ficar com melhor aspeto, mais domada e sem movimentos esquisitos, previne a comichão, uma vez que os pelos ficam no sentido certo e não para dentro a picar a pele.

- Não se esqueça de limpar a máquina de barbear e trocar as lâminas por umas novas! Os aparadores devem ser sempre limpos para eliminar eventuais bactérias que se possam acumular: irá prevenir irritações, oleosidade e borbulhas que se queiram formar.

Mesmo com barbas de três dias devem ser aplicados os conselhos de hidratação e cuidado constantes acima referidos. A pele sofre irritações mais frequentes, devido ao aparar constante e, por este motivo agradece todo o cuidado que possa ter com ela.

Agora que já lhe contámos todos os segredos para uma barba perfeita, não há desculpas para não deixar crescer a barba e aparecer impecável!