Se já anda a pensar nas compras de Natal mas não se quer enfiar dentro de um Centro Comercial, já tem programa para o fim de semana de 25 e 26 de novembro. O Winter Maket Stylista, que todos os anos é organizado pela blogger Maria Guedes, é a oportunidade ideal para encontrar presentes originais, passear em família e ainda ficar a conhecer uma das zonas mais giras de Lisboa: a freguesia de Marvila. A julgar pelas edições anteriores, vão ser dois dias repletos de experiências novas onde vai poder conhecer marcas nacionais. O difícil vai ser escolher.

Já lá vão quatro anos desde o primeiro mercado. Como nasceu a ideia de organizar um evento deste género?

Nasceu completamente por acaso. Encontrei um espaço bonito em Colares, achei que era boa ideia juntar 20 marcas locais – que na altura apareciam timidamente – e o sucesso foi tão surpreendente que comecei a pensar neste evento mais a sério. De ano para ano o Market Stylista está mais profissional, rico e complexo.

Com duas edições por ano, como define o Market Stylista?

O projecto Market Stylista foi criado para apresentar ao público um grupo de marcas criadas por empreendedores locais, nas categorias de moda, decoração e lifestyle. Se por um lado o blogue consegue dar a visibilidade necessária para que estas marcas se consigam apresentar ao público, por outro o projecto Market Stylista representa uma oportunidade real de vendas, impulsionadas pela comunicação prévia desenvolvida nas plataformas digitais Stylista.

Mais do que uma experiência de compras, o Market Stylista é um programa convidativo pelos locais charmosos onde se realiza, pela curadoria exigente que é feita em termos de marcas, pela oferta de restaurantes reconhecidos e zona de food trucks, pela esplanada e zona de descanso, pelo facto de ser sempre family & kids friendly e pelo bom ambiente pelo qual já é conhecido.

Quanto tempo se demora a preparar um evento desta dimensão?

Em teoria seis meses mas nós tratamos de tudo em dois (e é sempre uma correria!).

Nesta edição vão estar presentes 120 marcas. Como é feita a curadoria do mercado? E com que base é que são escolhidas as marcas que vão estar presentes em cada uma das edições?

Por um lado a escolha é feita com base no meu gosto pessoal e no que sinto que tem potencial em termos de qualidade e design. Por outro, há também uma boa dose de marcas que já provaram ser bastante procuradas pelo público. Há marcas para vários gostos e estilos, o que é importante é que sejam representadas por pessoas profissionais, trabalhadoras, simpáticas e cheias de brio nos seus projectos.

À semelhança do blogue, o mercado conta com marcas 100% portuguesas. Um dos objetivos do evento é divulgar o que de melhor se faz a nível nacional?

Esta promoção e divulgação é para mim motivo de grande orgulho e uma forma de darmos força às pequenas economias locais. O Market Stylista - nas suas declinações Summer e Winter - funciona assim como uma incubadora de negócios e é, efectivamente, a maior concentração de talento nacional por metro quadrado.

Depois de Sintra, Estoril, Belém e Santo Tirso, a edição deste ano vai realizar-se em Marvila. O que a levou a realizar o mercado nesta zona da cidade?

O charme que esta zona de Lisboa tem, o facto de ainda ser pouco conhecida e os vários pontos de interesse que tem para oferecer são algumas das razões. Para além disso, gosto de proporcionar um fim de semana diferente com experiências novas e não limitado apenas a compras.

Tal como é habitual, a edição de inverno vai contar com algumas novidades. Qual o retorno para as diversas marcas que todos os anos se associam ao mercado?

As marcas com potencial real e que se destacam pela sua qualidade são geralmente convidadas por vários órgãos de comunicação social para entrevistas e divulgação, e entram também de forma rápida no circuito das marcas que os locais adoram, o que se traduz em vendas muito simpáticas e numa oportunidade real de crescimento.

Dividido nas categorias de Mulher, Criança/Bebé, Casa, Homem e Comida, de que forma é que esta edição se destaca das anteriores?

Nesta edição - talvez por ser Natal – a categoria Kids está reforçada e há mais marcas, que não de roupa feminina, para responder a uma procura de presentes de Natal. Aliás, esta é uma excelente oportunidade para os visitantes que vão ter a possibilidade de encontrar presentes originais e ao mesmo tempo viver uma experiência especial e diferente.

O mercado tem crescido a olhos vistos nos últimos anos. Como explica o seu sucesso?

Certamente pelo trabalho crescente de comunicação e organização. Não só para o público, como também para as marcas. Cada vez nos preocupamos mais com a forma como recebemos e apoiamos as nossas marcas. O facto de a equipa estar a crescer e de, a mim, se terem juntado ótimos profissionais – na área de produção, fotografia e organização – também faz com que o resultado final seja melhorado de edição para edição.

Quais as expectativas para esta edição?

As do costume: torcer para que corra bem e que visitantes e marcas cheguem ao fim deste evento muito felizes e contentes com o resultado. O que me deixa mais feliz é sentir que há vontade – por parte do público e das marcas – de voltar.

O quê? Winter Market Stylista

Quando? Dia 25 e 26 de novembro

Onde? No ONE 16 em Marvila (Rua Pereira Henriques) entre as 10h e as 19h

Preço? 2 € (a partir dos 12 anos)

Clique na galeria e veja as sugestões de Maria Guedes para conhecer melhor este bairro lisboeta.

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