A marca, para além de ter sido a primeira empresa de beleza a combater os testes em animais, tem dado passos relativamente a esta problemática. Em 2013, juntamente com a organização global não-lucrativa Cruelty Free International, conseguiu que a União Europeia proibisse os testes em animais para fins cosméticos na Europa.

No entanto, mais de 80% dos países de todo o mundo não tem legislações a este respeito. Um dado que pode chocar uma vez que existem alternativas mais modernas, como é o caso da pele humana criada artificialmente que, na maioria dos casos, é tão eficaz como os testes em animais e que já foi validada pelas autoridades competentes. A Cruelty Free International estima que, anualmente, sejam utilizados aproximadamente 500 mil animais para o efeito.

“A The Body Shop acredita piamente que nenhum animal deve ser maltratado em nome da cosmética e que os testes em animais estão fora de moda, são cruéis e desnecessários”, afirma Jessie Macneil-Brown, Senior Manager International Campaigns and Corporate Responsibility. “Esta campanha vai por um ponto final no que começámos em 1980. Vamos levar esta petição às Nações Unidas para os obrigar a criar uma lei universal que proíba os testes em animais de produtos e ingredientes de cosmética. Com a entrada em vigor de uma lei internacional, os consumidores podem ter finalmente a certeza que todos os produtos de cosmética que compram são sem crueldade e livres de testes em animais.”

A campanha Forever Against Animal Testing é a mais ambiciosa de sempre e a marca espera alcançar oito milhões de assinaturas.

“A maioria dos países onde os testes em animais são permitidos – tanto em produtos como em ingredientes – não exige que a informação sobre os testes seja tornada pública ou esteja disponível para os reguladores. Assim, torna-se muito difícil saber a dimensão dos testes em animais. O que sabemos é que um simples teste pode envolver centenas de animais. Basta uma empresa ou país realizarem testes em animais que o impacto na sua vida será enorme. Estamos encantados por a The Body Shop nos apoiar nesta campanha que visa proibir de vez os testes em animais”, explica Michelle Thew, CEO da Cruelty Free International.

A petição pode ser assinada online ou em qualquer uma das três mil lojas The Body Shop espalhadas pelo mundo inteiro. Em Portugal, o objectivo é conseguir reunir 40 mil assinaturas e, para isso, a marca conta com o apoio de Vanessa Martins e Catarina Gouveia, embaixadoras da campanha lançada esta quinta-feira.

Para além disso, a The Body Shop pede aos consumidores que se juntem a este movimento partilhando o hashtag da campanha #ForeverAgainstAnimalTesting nas redes sociais.