A 40ª edição do Portugal Fashion abriu na Cordoaria Nacional, em Lisboa, com as propostas de Pedro Pedro para o próximo outono/inverno 2017/2018. O designer trouxe à passerelle volumetrias exageradas e cortes assimétricos de forma a deixar cada peça individualizada. Inspirado no mar e na pesca o designer criou o desfile "La mer qu'on voit danser", com peças básicas que se renovam e se transformam, quando vestidas de formas variadas. As botas de borracha e os acabamentos waterproof rematam um look que descobre no mar e na pesca a metáfora da incerteza dos tempos.

Seguiu-se Alexandra Moura com o a sua inspiração "Cá e lá". O fascínio por culturas distantes, pela identidade e pela História, constante no trabalho de Alexandra Moura, encontra no período histórico dos descobrimentos, uma herança que invoca a nostalgia e romantismo que ainda hoje distinguem Portugal no Mundo. À procura de uma ligação mais forte com as origens - a natureza e a ancestralidade -, esta coleção viaja até ao tempo das colónias Portuguesas em Timor-Leste no século XVIII, e ao território vizinho da Indonésia. Formalmente, o icónico trabalho de desconstrução de peças contemporâneas alia detalhes subtis do traje étnico ao romantismo Europeu da época. Têxteis e padrões timorenses e indonésios servem de motivos para as malhas jacquard com efeito de cerzido sugerindo resquícios do que ficou e que, aliadas à paleta de cores mais terrestre - castanhos e ocres - e falsos pretos e azuis, se distanciam de uma imagem etnográfica. Em associação com motivos florais, materiais como o veludo, fazenda de lã, felpa e gabardine, dão continuidade ao jogo de manipulações de tecido - repuxados e nós - criando uma silhueta mais híbrida, simulando novos panejamentos e jogos de peças, para um Homem simultaneamente sensorial, cosmopolita e contemporâneo.

A coleção outono/inverno 2017-18 da dupla de designers Alves/Gonçalves foi introspetiva, apresentando uma mistura de padrões e materiais numa miscelânia emotiva, eclética e individualista. São evidentes sobreposições casuais, onde se recupera o clássico, e o masculino se interceta com o feminino. Os volumes são amplos, de corte alfaiate, e combinam com a fluidez dos estampados e camisas amplas brancas. Os plissados recebem acabamentos técnicos. A ganga mistura-se com pelos numa vertente urbana. Uma coleção que encontra a simplicidade nos cortes retos e femininos. A seda, o veludo, a caxemira e o denim protagonizam o desejo do autêntico.

TM Collection encerrou o primeiro dia de desfiles com um espetáculo. A coleção combinou materiais ricos, 100% naturais, com silhuetas orgânicas, soltas, estruturadas e versáteis que podem ser adaptadas a várias ocasiões. Uma grande variedade de peças de malha suaves e coloridas, confortáveis e quentes durante todo o inverno foi a proposta base da marca. Um toque de cor num dia chuvoso ou numa noite gelada. A procura pelo conforto e bem-estar.

Este dia foi ainda marcado pela visita do Primeiro Ministro, António Costa, ao local dos desfiles, tendo passado também pelos bastidores para ver como tudo acontece.

Depois dos quatro desfiles em Lisboa (Pedro Pedro, Alexandra Moura, Alves/Gonçalves e TM Collection), o 40.º Portugal Fashion prossegue no Porto, a 23 de março, com as propostas dos jovens designers do projeto Bloom, no Palácio dos CTT.

23 MARÇO | PALÁCIO DOS CTT

14:30 Olimpia Davide / Amorphous
15:30 Nycole
16:30 Eduardo Amorim
17:30 Maria Kobrock
18:30 Beatriz Bettencourt / Mariana Almeida
19:30 Pedro Neto
21:00 David Catalán
22:00 Sara Maia
23:00 Inês Torcato

Para os quatro dias do 40.º Portugal Fashion (22 a 25 de março), foram programados 31 desfiles de moda, envolvendo 15 criadores, seis marcas de vestuário, seis marcas de calçado e dez jovens designers e uma marca. Há ainda a acrescentar dois eventos paralelos com o apoio do Portugal Fashion: a apresentação da coleção dos Storytailors, realizada no dia 22, no atelier da dupla, em Lisboa, e a instalação denominada MOBIL(IZE) com coordenados da nova coleção de Júlio Torcato. A instalação de Júlio Torcato vai manter-se permanentemente na Alfândega do Porto, nos dias 24 e 25.

Veja todos os desfiles e curiosidades acerca desta edição no nosso dossier.