Um desfile, um jantar de beneficência, um leilão e um baile. É assim que será o ‘50’s Ball by Nuno Gama’, um evento solidário promovido pelo criador com o intuito de ajudar a Cruz Vermelha Portuguesa e também assinalar duas datas especiais: o seu 50º aniversário e 30 anos de carreira.

“Ao fazer 50 anos senti a necessidade de construir algo que, não só compartilhasse com os outros o que foram estes anos de experiências e de trabalho, mas que também servisse para ajudar uma boa causa como é a da Cruz Vermelha”, afirma Nuno Gama que pretende fazer reverter as receitas do jantar e leilão a favor da instituição. “Pensei, por isso, numa coleção que visitasse os conceitos da elegância masculina clássica, que regressasse à alfaiataria dos ‘gentleman’, a um código formal de que a figura estilizada de Fernando Pessoa é, para mim, um símbolo.”

A nova linha de Alfaiataria de Nuno Gama, inspirada em Fernando Pessoa, será apresentada no Salão Preto e Prata num desfile que contará com 50 manequins. A coleção ‘Heterónimos’ representará a melhor tradição da alfaiataria portuguesa, o uso dos grandes tecidos, pormenores de requinte, um leve rasto de luxo.

“A toada revivalista, algum classicismo formal, serão temperados com detalhes e peças que lhe irão dar um ‘beat’ contemporâneo, um refrescamento do ‘look’, alguma irreverência”, afirma o designer. “Os chapéus, por exemplo, serão ‘Elizab’hats para Nuno Gama’, uma bela surpresa – tal como as echarpes, os coletes, as pulseiras... São acessórios que vão fazer a diferença”, promete.

Para além disto, o ‘50’s Ball’ vai efetuar a licitação de três peças originais: um retrato de Luís de Camões by Nuno Gama, com a sua visão do grande poeta; a foto emblemática do seu desfile de março de 2013 no Terreiro do Paço, da autoria de Carlos Teixeira e uma jóia original (em ouro e com um diamante) que Nuno Gama desenhou e que será o símbolo de uma nova campanha de luta contra o VIH, causa que abraça desde o início da sua carreira.

“É importante lembrar esta causa quase esquecida e a prevenção dos comportamentos de risco, porque o VIH/SIDA existe e continua a aumentar na nossa sociedade ”, afirma o estilista.

Durante o evento, os convidados terão também direito a um jantar da autoria de quatro dos maiores chefes portugueses - Miguel Rocha Vieira (Fortaleza do Guincho), Henrique Sá Pessoa (Alma), João Rodrigues (Feitoria, Hotel Altis Belém) e João Oliveira (Vista, Bela Vista Hotel) e terão a oportunidade de assistir a um espetáculo da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras que contará com a participação do DJ Ari Girão.

O ‘50’s Ball by Nuno Gama’ terá lugar no Casino do Estoril no dia 28 de setembro e poderá fazer a sua inscrição no site do criador.