O segundo dia de desfiles da 47ª edição da ModaLisboa começou com o de Nuno Gama, que decorreu no Museu das Galeotas e na Praça do Império. O designer abriu as suas criações ao público e apresentou a coleção 'Luzboa', que teve início com uma mensagem simbólica de pratos a serem partidos pelos modelos em plena Praça do Império.

Esta coleção dá destaque à importância do “toque” das eternas bases clássicas, modernizadas por acabamentos cada vez mais leves, evidentes à primeira vista e à forma como se misturam nobres lãs com sedas e que juntamente com a construção das peças completam a leveza da vestibilidade e a sua adaptabilidade à moderna vida urbana. Consequência das múltiplas realidades sociais, as formas contrapõem-se, dando origem a silhuetas mais ritmadas, sofisticadas e dinâmicas de jogos de oposição de comprido/curto ou justo/largo e de origens quase perdidas. Eloquentes e apaixonados, continuamos a embaixada da moderna alfaiataria portuguesa, no regresso absoluto aos códigos da elegância masculina e no consequente revivalismo do vestuário formal, por vezes mesmo com um espírito retro com um toque colegial/militar, animado por multiculturas.

De seguida, David Ferreira mostrou as suas propostas para a primavera/verão 2017 na plataforma LAB. Com a coleção intitulada 'I must be the reason for your erection' . A coleção de David Ferreira é inspirada na opressão sob as mulheres e a sua sexualidade ao longo da História. David Ferreira inspirou-se especialmente no facto das mulheres serem vistas como meros objetos e marionetas ao invés de seres humanos, era-lhes dado pequena ou mesmo nenhuma liberdade e direito ao prazer. Nesta estacão, David Ferreira apostou na modelagem e nos bordados à mão. Usa tecidos como georgettes, organza, chiffon, pele e cetim. A coleção divide-se em três partes / paletas cromáticas. Branco inclui designs mais simples e casuais, representando assim o esconder dos desejos através de uma inocência exterior. Cores fortes que realçam a mulher livre. E finamente o preto que inclui peças mais estruturadas que realçam a ideia de desistência em querer seguir regras pré-estabelecidas.

Por volta das 18h foi a vez de Awaytomars apresentar as suas propostas e de seguida, o designer de acessórios Valentim Quaresma apresentou a coleção 'Ruptura'.

Cia Marítima regressou à passerelle da ModaLisboa e trouxe muitas caras conhecidas.  Iva Lamarão, Sara Salgado, Vanessa Martins e Liliana Santos desfilaram prints marcados por imagens de conchas, estrelas do mar, escamas de peixe, pranchas de surf, violões, plumerias, algas e corais, em tons de azul e verde, que remetem para as cores do mar.

Cristophe Sauvat trouxe as suas criações ao palco da ModaLisboa já passava das 21h. Esta nova coleção verão 2017 é inspirada em 3 distintas cidades: La Palmeraie, Arequipa e Capri, que, com as suas fortes características, permitiram Christophe Sauvat criar uma linha única que preenche qualquer closet de uma mulher.

A marca Saymyname e a coleção 'Kiss me like you miss me' trouxe um regresso ao estilo streetwear dos anos 90, definido por um público de estilo desportivo, com uso dos chapéus de lona e as bolsas fanny pack.

Dino Alves encerrou o segundo dia de desfiles com a coleção 'Warning', um aviso de alerta e perigo, uma chamada de atenção para alguns comportamentos que deveremos alterar. Uma história um pouco romântica, triste mas realista contada através da natureza, personagem principal desta história, representada pelas plantas, árvores e sobretudo pelas flores, seres de uma beleza inigualável e onde aliás encontramos o mais puro design. Nesta história, começam por aparecer na sua forma mais esplendorosa e vão definhando, secando, apodrecendo, até que muitas vezes se extinguem prematuramente, deixando de existir, para mágoa das próximas gerações. Ideia que dê sentido à caminhada, que nos lembre que somos vivos e sensíveis qualquer coisa.

No 3º e último dia de desfiles poderá ver as criações de:

12H30  RICARDO PRETO SENHORA
14H30  OLGA NORONHA | LAB
15H30  PATRICK DE PÁDUA | LAB
16H30  FILIPE FAÍSCA
17H30  RICARDO ANDREZ
18H30  NADIR TATI
19H30  KOLOVRAT
20H30  LUÍS CARVALHO

Veja aqui o dossier com os desfiles:

Dossier 47ª Modalisboa - Together

8 de outubro de 2016