A história e a tradição ajudam-nos a explicar este mistério que chegou à idade contemporânea. Na realidade há mais do que uma razão apontada para que o alinhamento de botões esteja de lados diferentes no caso de vestuário feminino e masculino.

O mais apontado de todos, citado pelo The Huffington Post, tem a ver com o facto de, depois de o botão ter sido inventado, no século XIII, e ter sido aplicado no vestuário, os homens vestiam-se sozinhos, logo era mais fácil o alinhamento à direita, enquanto que as mulheres eram vestidas por aias, logo o alinhamento dos botões era à esquerda, de modo a facilitar a tarefa. Falamos, claro, de mulheres mais ricas.

Mas há mais explicações. De acordo com o site The Atlantic, o facto de os homens usarem a sua mão direita para empunhar armas (espadas, pistolas), faz com que a mão esquerda seja a mais indicada para desabotoar a camisa.

No caso das mulheres, com o domínio do uso da mão direita, a tendência é que estas segurem nos bebés do lado esquerdo do corpo, deixando a mão direita livre para desabotoar a camisa.

O site Quora também apresenta algumas teorias. A forma como as mulheres montavam a cavalo também teve influência neste assunto pois ao montarem de lado a aba da roupa fechava do lado esquerdo, o que evitava que a brisa do vento entrasse entre os botões.

E há ainda a ideia de que, com a questão da igualdade de géneros e com a moda feminina a assumir características mais masculinas, que as mulheres preferiram continuar a ter algumas diferenças nas suas roupas, que as distinguissem dos homens, e os botões alinhados à esquerda são a expressão dessa vontade.

A explicação mais recente tem a ver com o facto de que, com a era industrial e a produção em massa, a diferenciação entre camisas de homem e de mulher era feita desta forma de modo a facilitar o processo. E assim se globalizou a moda que até aos dias de hoje se mantém.

Se todas as teorias têm fundamento não se sabe, mas que é fácil perceber em que seção anda a fazer compras, disso não há dúvidas.