ModaLisboa: Desfiles iniciam-se hoje com participantes do Sangue Novo

O projeto Sangue Novo, destinado a jovens finalistas de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca, dá hoje início aos desfiles da 48.ª ModaLisboa, que decorre até domingo no Centro Cultural de Belém.

Nesta edição são apresentadas as coleções para o próximo inverno e as primeiras são dos participantes do Sangue Novo: pelas 18:30 irão desfilar as propostas de Alexandre Pereira, Carolina Machado, João Oliveira, Liliana Afonso, Mariana Laurência, Micaela Sapinho, Rita Afonso e Rita Carvalho.

O vencedor desta edição receberá um prémio da ModaLisboa no valor de cinco mil euros, um curso oferecido pela academia italiana de moda Domus Academy e terá a sua coleção à venda nas lojas The Feeting Room em Lisboa e no Porto. Além disso, um dos designers irá representar Portugal na próxima edição do festival holandês Fashion Clash, em junho em Maastricht.

Hoje são também apresentadas as coleções de David Ferreira, que foi desvendada em fevereiro durante a semana da moda de Londres, na plataforma LAB (dedicada aos novos talentos), e de Ricardo Preto.

Os desfiles, que decorrem na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB) são acessíveis apenas por convite, mas há iniciativas abertas ao público em geral.

Nesta edição regressa o Wonder Room, uma ‘pop-up store’ (loja temporária) de entrada livre, que conta com a presença de 17 marcas nacionais e que hoje funciona entre as 16:30 e as 22:00.

De regresso está também a “Workstation”, uma mostra fotográfica que irá sendo construída ao longo dos três dias pelas lentes de Arlindo Camacho, Carla Pires e Vera Marmelo. Hoje, a “Workstation” pode ser visitada entre as 16:30 e as 22:30.

Nesta edição haverá ainda outras duas exposições de fotografia: “ICONIC by APICCAPS” (associação representativa do setor do calçado) e “In-Between”.

Na primeira, é mostrada uma campanha da APICCAPS na qual a atriz Vitória Guerra “dá vida a seis ícones que sintetizam a evolução de um setor que todos os anos acorda nos pés do mundo”. A segunda “revela partes e fragmentos dum vasto processo documental desenvolvido nos últimos anos” na ModaLisboa pelo fotógrafo Arlindo Camacho.

A 48.ª edição da ModaLisboa decorre sob o tema “Boundless” [Ilimitado, em português].

Comentários