Do total de utilizadores de internet a nível nacional, 48% já faz compras online. Apesar do aumento de três pontos percentuais face ao ano passado, a verdade é que Portugal ainda se situa abaixo da média europeia (54%) tal como revelou o estudo "Como está o e-commerce a evoluir em Portugal e na Europa?"  realizado pelo Grupo DPD e que é a segunda maior rede de entrega de encomendas internacionais na Europa.

Em território nacional, 86% do total das compras online são realizadas por compradores frequentes - que fazem compras pela internet uma vez por mês -  sendo que desta parcela os Millenials, geração nascida entre 1982 e 2000, representam 53%.

Mas o que é que os portugueses mais compram pela Internet? Se há uns anos os CD’S, os DVD’S e os livros estavam no top dos produtos mais comprados, hoje em dia isso já não se verifica. Os artigos de moda lideram a tabela com 14,7%, seguidos da eletrónica (13,7) e da cosmética/saúde (11%).

Apesar de estar a perder terreno para o smartphone - cuja utilização em território nacional já é bastante superior à média europeia (47% contra 39%) - a verdade é que o computador portátil continua a ser o dispositivo mais utilizado pelos e-shoppers portugueses com 76%. O estudo, apresentado esta terça-feira em Lisboa, salienta também que os dispositivos mobile-responsive são uma forte tendência entre os compradores frequentes (56%) e os millenials (56%)  que não abdicam do smartphone na altura de fazer compras.

Relativamente aos hábitos de consumo online, Portugal é dos países que mais varia de websites comparativamente com o resto da Europa. Apenas 19% dos inquiridos admitem comprar sempre nos mesmos websites contra 9% refere não ser fiel a nenhum.

As compras rotineiras/funcionais são as mais efetuadas pelos portugueses (46%), apesar do nosso país registar a maior taxa de compras expecionais na Europa: 37%. Um dos maiores exemplo de compras excecionais são os livros escolares, uma vez que são comprados com pouca regularidade e numa ocasião específica. Apenas 12% dos portugueses admitem cair em tentação e fazer compras "guilty pleasure", um número bastante baixo quando comparado com a média europeia (26%).

Dos entrevistados 63% admite fazer as suas compras diretamente através do website do produto adquirido. Já 15% opta por procurar o produto pretendido num motor de busca e 8% fá-lo através das redes sociais.

O estudo salienta ainda que o fenómeno e-shopping cross-border –as compras online feitas no estrangeiro - está a aumentar especialmente em produtos oriundos da China. Tal como referiu Carla Pereira, diretora de Marketing e Comunicação da Chronopost Portugal, 83% dos portugueses já compraram uma vez fora do país, o que faz com que Portugal se posicione como o segundo país da Europa que mais pessoas tem a comprar além fronteiras. É de destacar que 83% dos millennials faz as suas compras em sites estrangeiros.

A digital wallet (Paypal e Alpay) e o multibanco continuam a ser os métodos de pagamento preferidos dos e-shoppers portugueses com 59% e 51% respetivamente.

Outra curiosidade prende-se com o facto de 68% dos portugueses receberem as suas encomendas com portes oferecidos e a mesma percentagem preferir recebê-las em casa apesar de demonstrar interesse em outras alternativas como é o caso das parcel shops (pontos de recolha de encomendas).

O estudo, realizado entre junho e julho de 2017 em 22 países europeus, conta com 24.871 entrevistas. Em Portugal foram realizadas 1.009 entrevistas sobre as tendências do mercado online, a experiência de compra, os públicos-alvos, áreas a desenvolver no comércio digital e estudo sobre as melhores soluções de pagamento.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.