Uma das grandes novidades desta 39ª edição do Portugal Fashion foi a apresentação da linha masculina de Luís Onofre. O objetivo do designer foi reinventar os clássicos para os homens que optam por uma imagem contemporânea e sofisticada. Nesta coleção, denominada de 'Hellenic Garden', existe uma clara inspiração na arte da Antiguidade Clássica. Para senhora o designer propõe sandálias adornadas a envolver o tornozelo e até a perna e a jogar com os contrastes dos espaços vazios, realçando o formato do pé. Os materiais de eleição foram a camurça e o cetim, mas também surgiram cordões de algodão colorido, franjas e lantejoulas. Nas cores predominaram o verde, o amarelo, o azulão, o laranja e o rosa, em alguns casos com apontamentos em cinza.

Destaque também para a coleção de Miguel Vieira, regressado da New York Fashion Week, onde participou pela primeira vez e com o apoio do Portugal Fashion. 'África Minha' foi o tema escolhido e Karen Blixen a musa inspiradora. Nas novas propostas de Miguel Vieira sobressaem os padrões tribais e os padrões naturais. O design é moderno e de linhas direitas, quase austero, mas reforçado por elementos de inspiração neoclássica, que suavizam a silhueta dando-lhe um toque mais feminino e uma elegância por vezes quase romântica. Trata-se, no fundo, de um patchwork de estilos – safari, tribal, minimalista – aquilo que Miguel Vieira transporta para um cenário urbano.

Este terceiro dia de Portugal Fashion teve também as propostas de estilistas emergentes que, depois do início na plataforma Bloom, dedicada a jovens designers, consolidaram as suas carreiras e hoje pontificam no calendário principal do evento. Referimo-nos a Carla Pontes, Estelita Mendonça, Hugo Costa e Susana Bettencourt, que têm igualmente marcado presença em eventos de moda internacionais com o apoio do Portugal Fashion. Susana Bettencourt é uma das mais badaladas estilistas emergentes, graças ao auspicioso início de carreira em Inglaterra, onde estudou e realizou os primeiros desfiles. Para a próxima estação quente, a criadora açoriana propõe a coleção 'Flashback, que adapta as memórias de infância do verão, com manipulação de cores e texturas em designs complexos. Destacam-se as formas geométricas coloridas tricotadas numa composição dinâmica, cuja inspiração é a estética gráfica de Verner Panton. Com cores e padrões jacquard digitais, Susana Bettencourt cria um ambiente onírico. De referir que, neste desfile, a criadora contou com a colaboração da marca internacional de calçado Birkenstock. Daniela Barros foi uma das surpresas da noite não tendo apresentado coleção por motivos pessoais.

Anabela Baldaque revelou a coleção Gosto de ti até ao Japão', que, segundo a criadora, tem uma estrutura clássica com detalhes contemporâneos e foi desenhada para uma mulher que é tudo menos tímida. O visual é divertido e muito elegante com influências nipónicas, nomeadamente nos materiais usados: tecidos finos, etéreos, sedas e mouselines, adamascados e algodões. Há ainda padrões florais em renda e pormenores de handcraft, que reforçam a singularidade da coleção. Nas cores predominam as tonalidades pastel: amarelo ocre, branco, preto, mar e rosas maquiagem/pêssego.

Júlio Torcato criou uma linha de vestuário feminino e masculino direcionada para homens e mulheres urbanos e contemporâneos. Identidade, mobilidade e modernidade. A fusão entre a estética minimalista e clássica, a alta qualidade e forte identidade, os materiais nobres e o detalhe, a melhor tradição da alfaiataria portuguesa e a contemporaneidade.

Esta estação de primavera/verão 2017 trouxe a Diogo Miranda o Cubismo como fonte de inspiração. O criador apropriou-se destas referências, recorrendo a cores nuas e jogando com o cinzento e castanho, procurando o contraste com tonalidades mais escuras, de que o preto é um icónico exemplo. Os materiais contrastam também, com especial recurso à seda, com brocados e tecidos técnicos. As saias ficaram mais curtas, as calças envolvem as pernas e os ombros cresceram.

Acompanhe todos os desfiles no dossier da 39ª edição do Portugal Fashion.

14 de outubro de 2016