Reshma Qureshi vive em Mumbai e foi atacada pelo seu cunhado e derrubada por um grupo de amigos do agressor que encharcaram o seu rosto com um ácido, em 2014.

As suas feições foram horrivelmente danificadas e ela perdeu a visão de um olho. Porém, Qureshi estava determinada a reconstruir sua vida.

Hoje, é o rosto da campanha para acabar com a venda livre de ácido na Índia e aparece em vídeos no YouTube a dar dicas de beleza e de maquilhagem.

A FTL Moda, empresa produtora de moda, convidou a jovem para desfilar na Semana de Moda de Nova Iorque, evento que acontece duas vezes por ano e que junta modelos, editores de moda, compradores e estilistas de todo o mundo.

Filha de um motorista de táxi, Reshma Qureshi, que ficou muito emocionada com o convite, irá desfilar no dia 8 de setembro em dois eventos da semana de moda, disse a FTL Moda à AFP.

A instituição Acid Survivors Trust International, localizada em Londres, estima que todos os anos ocorram entre 500 a 1.000 ataques com ácido na Índia. A maioria das vítimas são mulheres e crianças.

Estes ataques raramente matam, mas deixam severas cicatrizes físicas, psicológicas e sociais. E é um problema que persiste sobretudo no sudeste da Ásia, na África subsaariana e no oeste e da Índia.

A FTL Moda tem o compromisso de desafiar as normas de beleza no mundo da moda e no ano passado convidou Madeline Stuart, uma adolescente australiana com síndrome de down, para desfilar, causando o delírio da plateia.