“Don’t fish my fish” (“Não pesques o meu peixe”, em português) é o mote que o criador português natural de São João da Madeira escolheu para realizar a coleção para a próxima estação quente e que apresenta pela primeira vez hoje no espaço Maison des Métallos, em Paris, pelas 13:30 (12:30 em Portugal continental).

“A marca Hugo Costa prioriza qualidade e não quantidade, criatividade e não cópia, valores e não leis. E perante todos os grupos de ‘fast fashion’ que estão sempre a pescar o peixe dos outros, a marca, tal como os Moken, vai manter o seu território no mercado, porque o vento não afastará o sonho, nem roubará a fé na nossa criatividade”, explica à Lusa Hugo Costa, também professor na Escola de Moda do Porto.

Com uma instalação inspirada nos Moken, um grupo de nómadas que viveram no Arquipélago de Mergui, a sul da costa da Birmânia, Hugo Costa explica que pretende lançar um alerta global para as dificuldades sentidas pelas marcas pequenas e emergentes de moda perante os grandes grupos de ‘fast fashion’ (moda rápida).

E se em janeiro passado, com a coleção “Amundsen”, líder da primeira expedição a atingir o Polo Sul em 1911, realizou um não desfile de várias horas, na apresentação de hoje, Hugo Costa volta a romper com o tradicional formato de desfile, seguindo a tendência do circuito da indústria da alta-costura “com uma dinâmica interativa”, revelando cerca de 30 peças, conta à Lusa Rafael Rocha, diretor de comunicação do Portugal Fashion, projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

À margem da apresentação da coleção de Hugo Costa, o criador português vai ter também a sua roupa disponível para venda no Idao-showroom até terça-feira, porque “moda é negócio”, avançou à Lusa o presidente da ANJE, Adelino Costa Matos, sublinhando que a “principal mensagem” que pretende comunicar em Paris é que o programa do Portugal Fashion tem uma “vocação comercial”, para além da “promocional”.

Através do “Next Step”, uma espécie de braço comercial do Portugal Fashion, as criadoras de moda portuguesa Alexandra Moura e Nycole vão também ser apoiadas para estarem em Paris, no Heavy London Showroom, onde no domingo pelas 17:00 (16:00 em Portugal continental) apresentam as suas coleções primavera/verão 2018.

A Semana da Moda Masculina da capital francesa começou na quarta-feira e decorre até domingo, com desfiles de marcas como Balenciaga, Valentino, Louis Vuitton, Berluti, Maison Margiela, Dior Homme, Balmain e Paul Smith.

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