Oscar de la Renta

Em 2016, o legado de Oscar de la Renta passou novamente para as mãos da dupla Fernando Garcia e Laura Kim que deverá apresentar a sua primeira coleção durante a Semana da Moda de Nova Iorque. Apesar de já não faltar muito tempo para o evento, resta saber o que é os diretores criativos da marca prepararam para aquele que é considerado um dos desfiles mais aguardados do ano.

Carolina Herrera

Ao que parece, 2017 vai ser um ano difícil para Carolina Herrera. Em causa está um processo judicial que a estilista moveu contra Laura Kim, que no ano passado trocou a Herrera pela Oscar de la Renta quebrando a cláusula de não concorrência prevista no contrato celebrado entre ambas as partes. Após várias trocas de acusações, o que se sabe é que a primeira audiência está marcada para dia 10 de janeiro onde se irá decidir se Oscar de la Renta poderá contratar a antiga senior vice president of design da Carolina Herrera.

Kate Spade

Se os rumores se confirmarem, 2017 vai ser um ano decisivo para o futuro da marca Kate Spade & Co que, segundo se consta, está prestes a ser vendida. Há vários meses que a imprensa dá conta da existência de um conjunto de compradores que têm interesse em adquirir a empresa que ficou conhecida pelas cores vibrantes e padrões marcantes.

Nasty Gal

Esta é outra marca que terminou o ano em maus lençóis: após a saída da sua fundadora e CEO, a Nasty Gal entrou em processo de falência especulando-se que a empresa estava em vias de ser comprada pela Boohoo, uma marca de moda voltada para o e-commerce. Resta saber se a aquisição se vai concretizar e quais os planos dos novos donos para a Nasty Gal que, desde 2006, se tornou numa das marcas preferidas das fashionistas americanas.

American Apparel

Se ainda não há nenhuma confirmação sobre o processo de aquisição da Nasty Gal, o mesmo se pode dizer sobre a American Apparel. A marca americana, que por duas vezes anunciou falência, está neste momento em negociações com dois potenciais compradores: a canadiana Gildan Activewear Inc. e a Amazon. Resta saber qual irá ser o futuro da marca que em tempos chegou a ter 110 lojas em território americano.

Brock Collection

Se nunca ouviu falar na Brock Colletion o mais provável é que dentro de alguns meses a situação se inverta. Recorde-se que em novembro a marca, lançada em 2013 por Laura Vassar e Kristopher Brock, foi distinguida com o CFDA/Vogue Fashion Fund Award. Para quem não sabe este é um evento onde são eleitos os designers mais promissores e criativos da área, que são encorajados a continuar o trabalho de excelência com a atribuição de um prémio monetário no valor de 379 mil euros.

Isabel Marant

A francesa Isabel Marant, que entre 2012 e 2014 se destacou por calçar os pés de milhares de fashionistas com os famosos wedge sneakers e as sandálias Carol, vendeu 51% do seu capital ao grupo de investimento Montefiore. O objetivo é expandir o potencial da marca apostando no lançamento de uma linha de acessórios, óculos de sol e a criação de uma fragância.

Ivanka Trump

Dado ao facto de carregar o apelido do pai, a linha de roupa e acessórios lançada por Ivanka Trump é outra das marcas a manter debaixo de olho durante 2017. Após o escândalo da pulseira de ouro e dos apelos ao boicote a empresas associadas ao nome Trump, resta saber de que forma é que as vendas da Ivanka Trump Collection vão ser afetadas e se a empresária conseguirá evitar futuros conflitos de interesse.

Yeezy

Após um desfile desastroso e de uma vida pessoal atribulada, é com alguma expectativa que os fãs aguardam a nova linha que Kanye West vai criar com a adidas. Conforme o anúncio feito em junho pela marca alemã, 2017 vai ser um grande ano graças à nova linha da Yeezy e ao novo projeto adidas + KANYE WEST que deverá incluir uma coleção de calçado, acessórios e produtos focados na performance.

Calvin Klein

Após trocar a Dior pela Calvin Klein, Raf Simons tem dado que falar no mundo da moda sobre a direção que irá tomar à frente da conceituada marca americana. O primeiro desfile do criador, que irá incluir uma coleção feminina e masculina, será apresentado durante a Semana da Moda de Nova Iorque que terá lugar durante o próximo mês de fevereiro.

Marni

A italiana Marni foi outras das fashion houses que, no final do ano passado, entregou a liderança da marca para as mãos do grupo Only the Brave (OTB). Para assumir a direção criativa foi escolhido Francesco Risso que durante os últimos anos trabalhou exerceu funções junto da Prada. “Estou confiante que a equipa criativa e a gestão da Marni, que contribuíram para o seu sucesso, vão continuar a fazer com que a marca atinja objetivos incríveis” disse, em comunicado, Renzo Rosso presidente do grupo Only the Brave (OTB).

Donna Karan International

No ano passado a Moët Hennessy Louis Vuitton SA (LVMH) vendeu a Donna Karan Internacional ao grupo americano G-III Apparel. Após adquirir, por 592 milhões de euros, as marcas Donna Karan e DKNY, o G-III pretende começar a vender os produtos DKNY em lojas de departamento luxuosas e expandir a marca apostando em dois segmentos: casa e calçado.