A designer de moda portuguesa Fátima Lopes apresenta na sexta-feira em Paris 'Cultura Rapsódia', a sua coleção para o próximo outono/inverno que é, segundo a própria, "muito sofisticada e versátil".

"A ideia principal é a versatilidade. É uma coleção muito sofisticada e em simultâneo versátil, na qual cada peça pode ser usada de várias formas", disse hoje Fátima Lopes, em declarações à agência Lusa.

As peças da coleção, "muito trabalhada e muito pensada", misturam vários materiais e têm "detalhes de luxo".

Para a próxima estação fria, a criadora optou por materiais como caxemiras, rendas e sedas, mas também lãs e malhas tricotadas.

"Todos os materiais são texturizados", acrescentou.

Esta é também uma coleção "muito gráfica, contemporânea e moderna", que junta 'prêt-a-porter' (pronto-a-vestir) e alta-costura.

Quanto aos tons, Fátima Lopes optou por "preto e branco, brancos, crus, rosas escuros e pavão".

Do desfile de sexta-feira faz também parte a nova coleção de calçado, a quarta na carreira de Fátima Lopes, que está "em sintonia com a coleção de vestuário, nas mesmas tonalidades".

A coleção é apresentada pelas 17:00 (16:00 em Lisboa) no Laboratoire, na Rue du Bouloi, à margem do calendário oficial da Semana da Moda de Paris, do qual Fátima Lopes já fez parte em anos anteriores.

'Cultura Rapsódia' será apresentada no final do mês em Portugal, mais concretamente durante o Portugal Fashion, no Porto.