Tudo aconteceu durante o Miss Grand International 2016, um concurso de beleza anual realizado em Las Vegas. A quatro dias da final, tal como refere o jornal Telegraph, a concorrente Arna Ýr Jónsdóttir anunciou a sua desistência e utilizou as redes sociais para explicar aquilo que a motivou a abandonar o concurso.

“O seu staff disse-me que tinha de emagrecer para a final porque tinha muita massa gorda e os ombros muito grandes. Disseram-me para perder peso e que assim iria gostar mais de mim”, pode ler-se na carta endereçada ao presidente do concurso, Nawat Itsaragrisil, e que foi publicada na íntegra pela jovem na sua página de Instagram.

Ýr Jónsdóttir, que já tinha participado noutros concursos de beleza internacionais, revela que nunca tinha sido submetida a pressões deste género. “Já fui coroada Miss World Iceland, fiquei colocada em 14º lugar no Miss World, venci outro concurso e com todas as minhas qualidades e experiência decidi entrar - com grande paixão e trabalho árduo – na vossa competição.”

A publicação, feita há um dia atrás pela concorrente da Islândia no Instagram, já ultrapassou os cinco mil ‘gostos’ e recebeu comentários positivos por parte dos utilizadores. Com esta desistência Arna pretende mostrar a outras jovens, que possam estar a passar por algo semelhante, que não tem de mudar por nada nem por ninguém.

“Se alguém me disser que eu sou demasiado gorda ou algo do género, é porque não me merecem. E foi por isso que abandonei o concurso. O Miss Grand International não merece a minha cara, corpo, personalidade ou coração”, referiu a jovem sobre o assunto. “No meu país, o meu tipo de corpo é perfeito. E é isso que não irei esquecer”, concluiu.

Arna Ýr Jónsdóttir, que entretanto foi contactada pelo jornal britânico, não fez mais comentários sobre o assunto.