Ciência prova que cuidados de beleza trazem saúde

Um estudo apresentado pela cadeia de farmácias americana CVS mostra que os cuidados de beleza trazem bem-estar, que por sua vez está diretamente relacionado com a saúde

Os cuidados de beleza e cosmética são tidos por muitos como narcisistas e dispensáveis. No entanto, há agora provas científicas de que os 15 minutos diários que dedicamos ao ritual de embelezamento não são frívolos, mas, antes, benéficos para a saúde a curto e médio prazo.

Quem o diz é um estudo levado a cabo pela cadeia americana de farmácias CVS, que apresenta dados sobre a ligação entre a beleza e um «bem-estar subjetivo». A psicóloga Vivian Diller, responsável pelo estudo, passou 20 anos a recolher informações que provam que dedicar tempo aos cuidados pessoais traz benefícios de saúde a curto e longo prazo.

«Atividades que nos permitem cuidar da nossa beleza pessoal não devem ser vistas como motivos de culpa», diz a especialista. «Estes hábitos podem ajudar-nos a ter uma vida longa e com vitalidade até aos 80 ou 90 anos», conclui.

Como exemplo, Diller explica que as amantes de batom, sempre que o aplicam, sentem um efeito positivo não só na aparência mas também no estado de espírito. A confiança que advém de colocar o batom é uma forma de bem-estar e, quando incorporada na rotina diária, traz benefícios na dieta, melhora os hábitos de sono e aumenta a imunidade.

«Devemos permitir-nos ver a beleza como um cuidado de saúde», explica a psicóloga. «Sabemos que o relaxamento é importante a vários níveis biológicos, desde o sistema cardiovascular ao crescimento das células, desacelerando a deterioração do nosso corpo».

Acima de tudo, o estudo pretende desculpabilizar as mulheres que ainda sentem culpa por usarem tempo e dinheiro para cuidarem de si. «Todos queremos a mesma coisa: parecermos bem e sentirmo-nos bem e é por isso que estou a fazer este trabalho há 20 anos, para ajudar as mulheres a livrarem-se da culpa em relação ao seu aspeto. E uma das razões para não sentirem culpa é saberem que beleza e saúde andam de mãos dadas.

Por Joana de Sousa Costa

Comentários