Carolina Herrera faz parte da nova coleção de fotografias do National Portrait Gallery, na qual a imagem da designer foi capturada pelo fotógrafo e amigo Robert Mapplethorpe.

A distinção recebida encontra-se relacionada com a sua dedicação a instituições culturais, bem como, a sua intervenção em áreas criativas, como é o caso, da arte, do design e também da moda.

O prémio Portrait of a Nation, não só destacou a designer, mas também o atleta de basebol Henry "Hank" Aaron, o US Marine, Cpl. Kyle Carpenter, a artista Aretha Franklin e também, a designer Maya Lin, que mostraram os seus valores de bravura, tenacidade, criatividade, engenho, bem como, alma.

Kim Sajet, o diretor do museu, revelou ainda que "estamos a trabalhar continuamente para construir uma coleção que reflete as conquistas americanas, destacando aqueles que fazem a diferença. Estas cinco pessoas são exemplares nos seus campos".

O National Portrait Gallery do Smithsonian, celebrou assim a história multifacetada da América em fotografias que prevalecem a cultura americana, onde o objetivo principal era conseguir arrecadar cerca de 1 milhão de dólares para se constituir um fundo para exposições e outros programas.