Atualmente com 85 anos, Carmen Dell’Orefice continua imparável, sendo uma das modelos mais requisitadas da indústria da moda. Nos últimos anos, deu a cara e o corpo por diversas campanhas - H&M, Missoni, Rolex - e protagonizou editoriais de moda para as revistas Vanity Fair, Vogue, Harper’s Bazaar ou Elle. Na passada quarta-feira, dia 25 de janeiro, fechou pela segunda vez o desfile da estilista chinesa Guo Pei que apresentou a coleção primavera 2017 em Paris.

Segundo o site The Cut, ‘Legend’ foi o tema escolhido para a coleção onde não faltou drama, fantasia e extravagância. Entre os vestidos compridos e de inspiração real que desfilaram pela passerelle, o momento alto da noite foi o modelo usado por Carmen Dell’Orefice. Incarnando o papel de noiva, a modelo octogenária surpreendeu a audiência ao usar um vestido de renda vermelho coberto com cristais da mesma cor.

“Para mim, a moda sempre foi uma ferramenta que uso para experimentar e ver quem sou através da roupa que visto. E como as pessoas reagem ao olharem para mim e para aquilo que tenho vestido. Estou sempre à procura de uma conexão enquanto ser humano. A moda e o estilo são ferramentas que uso para expandir o meu mundo”, referiu em entrevista à edição italiana da revista Vogue.

Recorde-se que apesar da sua carreira de sucesso, Carmen foi forçada a permanecer no ativo após perder todas as suas poupanças em 2008. Na altura, com 77 anos, a modelo foi uma das vítimas do maior esquema de pirâmide criado por Bernie Madoff. "Eu sabia que não tinha nada. A única coisa que me restava era eu mesma. E deixei que a minha indústria soubesse que eu gostava de trabalhar", disse em entrevista ao programa de televisão The Insider em 2015.

O cabelo branco, a silhueta esguia e a elegância parecem ter conquistado a indústria da moda que a transformou na modelo com a carreira mais longa de sempre. “Nos últimos 25 dos meus 70 anos de carreira fiz mais capas de revista do que quando comecei a trabalhar", concluiu. E a julgar pelos seus últimos trabalhos, não vai ficar por aqui.