Estão a fazer furor um pouco por toda a Rússia e também já começam a invadir as redes sociais. O primeiro exemplar dos originais capacetes, batizados Neko, foi produzido para a empresa Nitrinos, sediada em Togliatti, na região russa de Samara, participar num festival de cultura japonesa em 2011. O sucesso foi tanto que, logo após o certame, este acessório de proteção tornou-se disponível para venda, mas sempre sob encomenda.

O fabrico demora, em média, entre duas a quatro semanas e pode ser entregue em todo o mundo. Os capacete Neko possuem dupla ventilação e forro amovível em poliéster e o seu preço varia entre 450 € e 530 €, dependendo do acabamento e do design escolhido. O seu peso é de cerca de 1.780 gramas, quase dois quilos.

As orelhas de fibra de vidro que caracterizam este original acessório estão firmemente fixas ao corpo do capacete. «Mas, em caso de acidente, destroem-se sem causar qualquer perigo, garante o fabricante no seu site, acrescentando que, «até velocidades de 100 km/h, as orelhas não provocam qualquer resistência adicional», pode ainda ler-se online.