“Uma biblioteca visual bem-disposta da coleção de objetos contrafeitos feitos por mim e dos [Nike] Air Force 1 customizados com cristais.” É assim que a australiana Ava Nirui descreve o seu Instagram que tem andado nas bocas do mundo pela forma divertida como brinca com algumas das marcas mais prestigiadas do mundo da moda.

“Para mim, uma falsificação pode ser tão rara, desejada e procurada como a criação original”, afirma a jovem designer de 25 anos em entrevista à DAZED. Fascinada pela forma como uma simples “etiqueta, logo ou design pode mudar a forma como uma pessoa olha para um objeto, peça de roupa ou produto”, Ava começou a colecionar contrafações de marcas como Gucci ou Louis Vuitton que mais tarde utiliza nas suas criações.

“O legado das casas de moda faz com que tenham uma iconografia muito familiar e facilmente reconhecida o que faz com que as imitações dos seus logótipos desencadeiem uma reação específica por parte de um grande grupo de pessoas”, refere esta australiana que atualmente vive em Nova Iorque.

Apesar de trabalhar no ramo da moda e da sua mãe ser obcecada por produtos de luxo, Ava tem uma posição bem marcada sobre os preços que os estilistas cobram por determinados produtos. Para isso pega no exemplo da marca francesa Vêtements, que no ano passado cobrava preços exorbitantes por uma simples sweatshirt.

“Acho genuinamente perturbador que estivessem a vender uma coisa que custa 40 dólares por 700. Acho ainda mais perturbador a quantidade de pessoas que usaram a sweatshirt durante a Semana da Moda de Nova Iorque e isso abriu os meus olhos relativamente ao dinheiro que os consumidores são capazes de investir numa tendência só para parecerem cool em frente dos amigos e estranhos. Frustrada, criei o primeiro hoodie da Chanel e partir daí o da Givenchy, Gucci e outras sweats e t-shirts com logotipos.”

O seu objetivo? Criar produtos que, de forma propositada, se assemelham a contrafações mas com um toque divertido e bem-disposto. No fundo, cria versões luxuosas de objetos baratos como uma bola de basquete, um inalador (uma das suas criações preferidas) ou uma escova e pasta de dentes.

“Muitos dos produtos que estou a criar não tem qualquer tipo de valor até ao momento em que aparecem num contexto completamente diferente”, refere. Louis Vuitton, Chanel, Dior e Nike são algumas das marcas que reinventa diariamente e parecem ter conquistado uma enorme legião de fãs.

Artistas, designers de moda e séries de televisão são alguns dos lugares onde Ava vai buscar inspiração para criar os seus produtos que depois são expostos na rede social Instagram onde já conta com 119 mil seguidores.

“De forma subtil estou a fazer troça da indústria e a mostrar-lhes que muito facilmente posso fazer o mesmo que uma grande marca por uma fração do preço”, conclui.