Verdade ou mito?

Saiba quais os melhores truques caseiros

A beleza sempre foi muito importante para as mulheres. Há séculos que as mulheres procuram métodos diferentes para ficarem ainda mais bonitas. Com o mercado da beleza a evoluir cada vez mais, evoluem também os preços dos cosméticos que prometem milagres, mas em tempos de crise as mulheres querem mesmo soluções práticas e baratas. Desde pequenas que ouvimos os truques infalíveis de beleza das nossas mães e avós, mas será que hoje em dia essas dicas ainda são válidas? Será que hoje em dia as regras se inverteram ou não? Para as mulheres que adoram novidades e informações sobre beleza este artigo é essencial para saber se os truques que ouviram desde sempre são de facto verdade ou mito.

Cortar o cabelo todos os meses acelera o seu crescimento?

Mito. O corte serve apenas para retirar as pontas mais danificadas. Está cientificamente provado que o cabelo cresce, em média, cerca de 1 cm por mês, independentemente do corte.

A água fria deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis?

Verdade. Na realidade, a água muito quente é que estimula a produção das glândulas sebáceas, o que pode levar à queda de cabelo. Mas a água fria ajuda a fechar as cutículas, evidenciando o brilho dos fios e diminuindo a oleosidade.

Lavar os cabelos diariamente causa queda?

Mito. É uma dúvida frequente para quem tem cabelos oleosos e, neste caso devem mesmo ser lavados todos os dias, com o champô adequado. De qualquer maneira, os cabelos que caem na lavagem, cairiam naturalmente, pois já se encontravam em fase de queda.

Dormir com os cabelos molhados prejudica a raíz?

Verdade. A humidade associada ao abafamento e calor provocado pela almofada pode produzir uma proliferação de fungos e, consequentemente, provocar a queda dos fios. Nesse caso, um dermatologista pode resolver o problema.

Cortar o cabelo no Quarto Crescente da Lua, favorece o seu crescimento?

Mito. Nada indica que a Lua interfira no crescimento do cabelo. Este mito encontra-se ligado às antigas tradições agrícolas e de cultivo dos campos.

A água do mar melhora a oleosidade dos cabelos?

Verdade. Como acontece com a pele do rosto, o sal e o sol podem ajudar a diminuir a oleosidade. Novamente, sempre protegidos por produtos específicos.

Saiba mais na página seguinte

Água quente estraga os cabelos?

Verdade. O ideal é lavar os cabelos com água morna ou fria. A água quente prejudica o couro cabeludo, aumenta a seborreia e pode causar a queda dos fios. Em cabelos finos, a água quente resulta em cabelos frisados. Os cabelos normais e com os fios mais grossos ficam opacos porque a água quente diminui a oleosidade natural dos fios e elimina o brilho.

Tomar banho frio mantém o bronzeado?

Verdade. O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem a contração dos vasos sanguíneos os banhos frios conservam mais o bronzeado.

Banhos quentes podem deixar a pele mais oleosa?

Verdade. Pessoas com pele oleosa devem evitar o banho quente, pois a água quente estimula a secreção de mais oleosidade. Por isso, opte pelo banho mais curto e com água morna.

Gelo sobre a pele faz com que os poros pareçam menores?

Mito. Não é verdade, não fazem parecer os poros menores. O tamanho dos poros é o resultado da genética, e não a temperatura aplicada na pele, por isso é que algumas pessoas têm poros menores do que outras.

Depilar o buço pode causar “bigode chinês”?

Verdade. A cera não prejudica a pele e a frequência com que essa área é depilada não é suficiente para causar danos nas fibras de colágeno. Porém, tanto o uso da cera fria quanto o uso da cera quente podem causar manchas e magoar a região. Tente a depilação a linha, é a mais eficiente.

Pasta de dentes ajuda a curar o acne?

Depende. Bem, sim e não. A pasta de dentes tem ingredientes ativos, tais como o mentol e outros que podem ajudar a secar o acne. Mas os mesmos ingredientes podem também irritar a pele, a verdade é que a pasta de dentes não foi feita para colocar na pele, o melhor é usar um creme próprio.

Clara de ovo deixa o rosto mais firme?

Verdade. A clara do ovo é rica em albumina e tem um efeito tensor, o que deixa a pele mais lisa e firme. A máscara com clara de ovo é indicada principalmente para peles oleosas.

Saiba mais na página seguinte

Rodelas de pepino geladas amenizam olheiras?

Verdade. Rodelas de pepino geladas podem amenizar temporariamente olheiras, por conta da constrição dos vasos da região que a temperatura baixa causa. Mas o resultado poderia ser obtido também com compressas de água gelada ou chá de camomila gelado.

Tirar as sobrancelhas com cera deixa as pálpebras flácidas?

Verdade. A pele próxima da região dos olhos é muito fina e delicada, e isso inclui as sobrancelhas. O processo de depilação com cera nessa região faz a pele ser puxada repetidamente, acabando por causar flacidez.

O óleo de amêndoas fortalece as unhas?

Mito. O óleo de amêndoas doces tem uma ação hidratante. Por isso, as unhas quebram menos e fica com a impressão que elas estão mais fortes.

Usar sempre verniz nas unhas deixa-as amareladas?

Verdade. Mas pode sempre usar uma camada protetora, antes de aplicar o verniz, para evitar que as suas unhas fiquem amarelas. As unhas são porosas e acabam por absorver aos poucos os pigmentos presentes no verniz. Cores mais escuras, especialmente tons de vermelho, contém mais pigmentos na sua composição, pelo que é frequente que após o seu uso as unhas acabem por ficar manchadas. Para evitar que isto aconteça aplique previamente uma camada de base para verniz.

Tirar as cutículas faz com que cresçam mais?

Verdade. Retirar as cutículas das unhas é um trauma local e o corpo responde ao estímulo aumentando a produção de peles para proteger mais a área agredida.

Cortar as unhas ao invés de lixá-las faz com que elas fiquem mais fracas e quebradiças?

Mito. Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas, já que este processo não é feito em sua matriz, mas sim na extremidade da unha, quando ela já passou por toda a sua fase de crescimento.

Saiba mais na página seguinte

Depilar com lâmina engrossa os pelos?

Mito. Temos esta impressão porque o pelo é cortado no meio da haste (que é um local onde o pelo é mais grosso). O modo de depilar não interfere na característica do pelo. Se assim fosse para as pessoas que sofrem de queda de cabelo bastaria passar uma gillette e o problema ficaria resolvido. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pelos tendem a diminuir com o tempo porque o facto dos pelos serem puxados pela raíz faz com que os mesmos enfraqueçam.

Óleo de amêndoas doces previne as estrias?

Verdade. Este óleo é altamente hidratante e ajuda na elasticidade da pele evitando as ruturas no tecido que causam as tão indesejáveis marcas brancas e vermelhas.

Para emagrecer é preciso comer em pequenas quantidades ao longo do dia?

Verdade. O seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes todos os dias para funcionar bem. Se saltar as refeições durante o dia, estará mais propenso a compensar nas outras refeições. Uma forma saudável de perder peso é comer pequenas quantidades de comida divididas em cinco refeições, que devem incluir uma variedade de alimentos nutritivos e com pouca gordura.

Comer à noite engorda?

Mito. É claro que à noite o metabolismo é mais lento. É importante comer alimentos de fácil digestão como legumes, sopas, sumos e frutas. Não importa a que horas do dia come, o importante é o quanto come durante todo o dia que a faz ganhar ou perder peso.

artigo do parceiro:

Comentários