Sapatos para que vos quero

São uma das paixões consumistas das mulheres mas nem todos ficam bem a todas e muito menos combinam com todos os tipos de look. Veja o que deve ter em conta antes de adquirir o(s) seu(s) próximo(s) modelo(s)

Têm o poder de transformar por completo qualquer visual. Consoante o modelo que escolher, poderá dar sofisticação a um look casual ou tornar mais informal um conjunto elegante. Para obter o resultado pretendido e ajustar as tendências que mais marcam a estação ao seu estilo e silhueta, a equipa de consultoria de imagem Let'Shop dá-lhe as dicas que precisa. Estes são alguns dos cuidados que deve ter com o calçado que tem em casa e com o que está a ponderar adquirir na sua próxima ida às compras.

Cunhas

Aparecem principalmente em tons neutros. Por vezes os saltos são decorados (riscas e padrões) e os materiais são bastante variados como ráfia, cortiça ou corda. Combinam com todo o tipo de peças, só deve evitar usá-las com calças muito justas na perna porque vão ficar desproporcionadas. Ficam bem a pessoas com pernas grossas porque equilibram.

Estas devem ser, no entanto, evitadas por mulheres petite (baixas e magras). Como é um salto volumoso que não se torna elegante ou sofisticado adequa-se a situações informais. Também são ótimas quando queremos ter mais altura com conforto.

Pumps

Surgem em tons fortes (azulão), nude ou pastel, branco mate e em peles exóticas, neutras ou coloridas (cobra e crocodilo). Combinam com todo o tipo de roupa, especialmente em ocasiões formais (trabalho). Também ficam bem com jeans para contrariar o estilo casual e dar sofisticação ao conjunto. Ficam bem a todas as mulheres. Os pumps alongam o pé e a perna, portanto favorecem todos os tipos de corpo.

Sandálias com atacadores

Modelo muito feminino e sexy que surge principalmente em tons neutros como nude, rosa velho, bege ou camel. Combinam com qualquer look. Se usar com um vestido romântico, obtém um conjunto feminino e clássico. Se optar por calças sarouel e t-shirt ou sweat-shirt, tem um conjunto mais trendy e casual. Ficam bem a todas as mulheres, mas se tiver o tornozelo grosso evite as que acabam na altura do tornozelo.

Tons pastel

As cores mais vistas nos desfiles são o nude, o rosa velho, o amarelo claro e o verde pálido. O uso de calçado nestes tons é uma das tendências mais sofisticadas da estação. Combinam com todo o tipo de peças, já que são sapatos num tom neutro e discreto. Ficam bem a mulheres baixas ou petite. Especialmente os sapatos nude ou bege, porque alongam a figura. Estes tons são muito versáteis e adaptam-se a todas as situações.

Tons fortes

São uma boa opção para ter um conjunto mais chamativo e original. Pode optar por sapatos de um só tom ou com vários tons. Combinam com conjuntos em tons neutros (branco, bege, nude e cinza) ou looks totais da cor dos sapatos. se gosta de arriscar também pode combinar com padrões (pumps azulão com jeans e blusa leopardo) ou com outras cores chamativas (vestido rosa e sandálias em branco e verde).

Este tipo de cores no calçado fica bem a todas as mulheres, especialmente se quer chamar a atenção para as pernas porque são um ponto forte ou retirar a atenção do tronco. Quando usar devem ser evitados em situações muito formais que pedem peças clássicas e em tons neutros.

Texto: Vanda Oliveira com Let'Shop (equipa de consultoria de imagem)

artigo do parceiro:

Comentários