A verdade é que o tamanho que calça pode variar de marca para marca, bem como, ter um tamanho diferente de acordo com o modelo de sapatos.

No entanto, também é verdade que os pés não tem o mesmo tamanho toda a vida, por isso, grande parte das pessoas  acaba por utilizar um número errado de sapatos, normalmente, o tamanho abaixo.

Se é daquelas pessoas que chega ao fim do dia com os pés inchados e com dores, deve ser esse o seu caso, por isso, veja as nossas dicas para escolher os sapatos certos para si:

- Sempre que for comprar uns sapatos novos é importante que os experimente. Calce sempre os 2 pares e ande pela loja durante uns minutos para ver se são confortáveis e se lhe servem realmente.

- Claro que os sapatos, sobretudo os de salto alto, depois acabam por se moldar ao seu pé, mas garanta sempre que são confortáveis, se não, depois vai acabar por não os utilizar.

- Uma dica importante é comprar sapatos novos ao fim do dia. Isto porque ao longo do dia os pés vão inchando e assim garante que não compra o numero a baixo do que devia.

- Se estiver a fazer uma compra online, por norma, as lojas têm uma tabela que diz em centímetros qual o tamanho equivalente daquele par de sapatos. Por isso, meça o seu pé e depois escolha o tamanho correspondente. Se estiver indecisa, o melhor é mandar vir dois números e depois fazer a devolução do que não lhe servir.

- Calos dolorosos, planta do pé dura e dorida, bem como os joanetes, são alguns dos problemas que pode ter com o uso incorreto do tamanho do sapato.  Se quiser ter uns pés atraentes e utilizar sandálias abertas nas estações mais quentes, tem que cuidar dos seus pés durante todo o ano.