Regresso sofisticado ao trabalho

Agora que o mês de setembro vai avançado, o regresso ao trabalho confirma-se em definitivo, obrigando-nos a deixar de lado as roupas de praia e o calçado menos formal.

Chega por isso um outro desafio, igualmente interessante: com as novas tendências a marcar posição (recorde-se que as semanas de moda estão a acontecer), o que devemos vestir no regresso ao trabalho? Eu diria que fazer desta época um dos períodos mais sofisticados e elegantes do ano é simplesmente… divertido!

Primeira nota a ter em conta é que ainda apanhamos um pouco da época de saldos, ocasião perfeita para comprar uma boa mão cheia de básicos. Estas peças são imprescindíveis e intemporais, tornando-se num aliado perfeito nesta tarefa de construir um look sóbrio e adequado. Depois, há que lembrar que uma das grandes tendências deste Outono que já começa a ganhar forma é a dos coordenados totais (em branco, preto e vermelho): aproveitem para investir em macacões com cortes originais e para comprar aquela saia ou par de calças preto que tanto queriam. Serão peças-chave no armário.

Por outro lado, os vestidos ganham aqui especial relevância por serem peças práticas, que acrescentam sempre sofisticação ao look. Neste departamento, não esquecer que a grande tendência vai para tecidos esvoaçantes com a saia mais comprida atrás e um pouco mais curta à frente. Desde que não seja uma mini-saia ou um corte excessivamente revelador, tudo mais é permitido no regresso ao escritório.

No regresso ao trabalho é impossível não falar do blazer, uma peça também imprescindível e que ganha novo relevo devido aos cortes originais. O segredo está em adquirir vários blazers em diferentes cores para acrescentar vida ao seu armário e, aproveitando que as últimas tendências apontam para peças clássicas com ar renovado, comprar também blazers com cortes originais. Uma gola militar ou uns cortes triangulares na zona dos botões podem fazer toda a diferença. A este lote junta-se a tradicional camisa branca, onde deixo o mesmo conselho: investir na originalidade do corte. Em todas as lojas estão disponíveis camisas com cortes diferentes ou mangas com pequenos folhes que, sem ser indiscretos, dão movimento e graciosidade ao look.    

Por fim, porque o estilo executivo já deixou de ser apenas composto pelos pretos, brancos, azuis escuros e castanhos, há que aproveitar a tendência dos estampados para agitar a vida no escritório levando um toque de frescura. A palavra de ordem é investir nos padrões, seja em calças de corte clássico – nos modelos mais curtos que se vêem muito agora – ou nas mais largas e esvoaçantes.

Remate com acessórios sóbrios e diferentes, como um colorido par de óculos com aros em massa ou uma mala colegial. Regressar ao trabalho é divertido, verdade?

Comentários