Escolher o soutien ideal no meio de uma vasta loja pode, por vezes, parecer uma tarefa complicada e demorada. Por isso, deixamos-lhe aqui várias dicas e sugestões de acordo com o seu tipo de peito e de acordo com a roupa que irá vestir cima, pois não há nada pior do que andar com as alças ou mesmo o soutien a sair indiscretamente do nosso top ou vestido. Damos também umas dicas extra, para que tenha o máximo de confiança quando for enfrentar as lojas de roupa interior.

Leia com atenção as próximas dicas e não vai voltar a ter problemas em escolher o soutien perfeito para si!

Não compre sem experimentar: Muita gente comete o erro de comprar roupa, seja interior ou exterior, sem a experimentar. Isto é um erro grave, pois mesmo que pense que sabe o seu número e copa, cada modelo de soutien tem uma forma diferente de copa, alças e costas, pelo que se torna imprescindível experimentar sempre que compra um novo soutien, body ou bustier.

Peça ajuda: Pode parecer algo estranho pedir ajuda para comprar roupa interior, mas muitas mulheres andam convencidas que são um certo número e copa de soutien, quando são outro totalmente diferente. Procure ir a lojas que a ajudem a escolher o número e copa corretas para si – vai notar uma grande diferença ao usar o soutien perfeito para si.

Cuidado com as costas: Para um soutien cair realmente bem num busto, é preciso que as costas do mesmo fiquem paralelas ao chão: se estas fazem um arco, por mais ligeiro que seja, este soutien não tem o tamanho certo para si! Isto acontece quando o peito não esta a ser bem suportado e esta a puxar todo o soutien para baixo; aumente o número da copa e verá as diferenças.

Veja na página seguinte mais dicas que tem que ter em mente ao comprar o seu soutien.

Soutiens auto colantes: Se ainda não ouviu falar destes soutiens adesivos, ainda vai a tempo: tratam-se de soutiens de silicone que se colam ao peito e que são constituídos apenas por duas copas que se juntam a frente. São normalmente usados para festas ou cocktails, quando se veste um vestido que tem um decote profundo nas costas. No entanto, se tem um peito grande, este tipo de soutien é totalmente desaconselhado pois não vai dar o tipo de suporte necessário ao seu tipo de busto.

Cores base: Opte por roupa interior com cor carne, branco ou preto, pois estas cores vão ser mais fáceis de conjugar com a sua roupa, e por sua vez, mais fáceis de esconder. Soutiens lisos são também uma boa opção, pois não vão deixar visíveis nas roupas as marcas que muitos soutiens de renda deixam.

Mantenha tudo “cá dentro”: As linhas “shape” já estão disponíveis em várias marcas e modelos, por isso não tem que ter medo de usar um body ou um bustier, se tem um estômago proeminente ou uma cintura pouco definida. Usar este tipo de roupa interior pode realmente dar-lhe uma nova forma à cintura e busto, bem como uma nova auto-confiança.

Alças para todas as ocasiões: Procure comprar soutiens que têm a opção de trocar, cruzar ou retirar as alças: para além de ter um soutien que pode passar a ser cai-cai, poderá usar alças transparentes – estas são uma boa opção para quem tem um peito maior e que precisa de maior apoio.

Veja na página seguinte mais dicas.

Para obter um Lift: Utilize um soutien com push-up, ou seja, um soutien almofadado. Se não for o suficiente, procure soutiens com um decote pouco profundo, bem como um soutien com copas bem juntas uma á outra. Pode também comprar um “extra” à parte: uma almofadinha que fará o mesmo efeito de um soutien push-up, mas que é removível.

Para minimizar o peito: Se procura minimizar o tamanho do seu busto, utilize soutiens de desporto, cuja função é mesmo imobilizar e alisar o peito para uma melhor e mais confortável performance.

Não compre o soutien se:

  • Se o soutien se mexe ao levantar os braços – este deve ficar imóvel. Experimente aumentar o tamanho das alças. Se isso não funcionar, o tamanho está errado.
  • Se os aros do soutien não assentam no peito – os aros não devem ter um espaço entre o peito e eles mesmos. Isto acontece porque está a experimentar um soutien com uma copa muito pequena.
  • Se sentir desconforto. Tal como não compraria um par de sapatos que a aleijam, também não compre um soutien com um aro que a aleija, ou umas alças que a deixam marcada.
  • Se o seu peito sai por cima ou pelos lados da copa do soutien. Experimente uma copa a cima, e não tenha medo de mudar. Para saber se a copa é a correta, quando toca no aro, perto da zona da axila, a pele que tem de baixo do mesmo deve ser pele da axila e não do peito. Se for do peito, precisa de uma copa maior.

Veja na página seguinte o modelo ideal para cada tamanho.

Peitos Pequenos: Se tem um peito pequeno, pode optar por um soutien com enchimento para dar mais volume, quer seja de gel ou uma almofada removível, as opções no mercado são imensas. Se por outro lado não quer aumentar o volume do seu peito, opte por um soutien com uma forma triangular com ou sem aros e terá o suporte que procura. Procure copas AA ou A, para obter melhores resultados e melhor suporte.

Peitos Moderados: Para suportar um peito moderado, um soutien com copa e aro passa a ser necessário. Se procura um efeito mais provocador, escolha um soutien com push-up; vai dar-lhe um lift sem que o seu busto fique com um aspeto artificial. Pode optar por soutiens com diferentes cortes e decotes. Procure por copas B e C.

Peitos Grandes: Soutiens para peitos grandes passam a ter de possuir uma faixa larga por de baixo do peito para dar mais suporte e conforto. Alças largas são recomendadas e muito bem vindas, bem como um decote pouco recortado, de preferência opte por uma copa redonda que cobra o peito todo. Se pretende reduzir o volume do peito opte por um soutien redutor. Procure copas D, DD, E e por ai em diante.

Agora que já tem todas as dicas que precisa para comprar o soutien ideal para si, não tenha medo de ir as lojas e experimentar vários modelos. E não desespere se o número que usa, afinal não é o seu: está sempre a tempo de o mudar!