Cada vez mais há uma maior preocupação com a imagem e com o que se deve vestir, no entanto, por vezes é complicado escolher as melhores peças quando se tem uns quilos a mais. Conheça um pouco melhor o seu tipo de corpo e saiba que peças de vestuário são mais indicadas para si.

Para a ajudar, apresentamos-lhe as 5 silhuetas mais comuns no corpo feminino. Determine qual é a sua e aprenda a tirar partido do seu corpo:

Ampulheta

A silhueta ampulheta é caracterizada por um corpo com a cintura definida, onde existe uma proporcionalidade entre os ombros e as ancas.

Sugestões:

Para a parte de cima do corpo, opte pelas peças que permitam dar a ilusão de alongamento da sua silhueta, como decotes em U ou em V, túnicas, blazers e camisas cintadas, riscas verticais ou looks monocromáticos.

A evitar:

Deve tentar evitar volume na zona dos ombros e ancas como mangas balão, laços, folhos, calças muito largas com pinças e pregas.

Triângulo Invertido

Esta silhueta é composta por ombros mais largos que as ancas, cintura menos definida e geralmente pernas mais finas.

Sugestões:

Se este é o seu caso deve optar por equilibrar os membros inferiores com os superiores, logo, evitar chamar à atenção aos membros superiores dando mais evidência às pernas e ancas. Deve apostar nas cores escuras e neutras em cima e deixar os tons claros, brilhos, padrões e texturas para a parte de baixo. Aposte em calças largas, saias evasé e balão, folhos, bolsos, pinças, pregas, linhas horizontais e tecidos estampados. Na parte superior do corpo opte por peças cintadas, tops cruzados e tons escuros.

A evitar:

Deve tentar evitar o volume na zona dos ombros e peito, mangas curtas, alças finas, cai cai, colares volumosos, camisas de laçada, enchumaços nos ombros e folhos. Esqueça as calças skinny ou que afunilam nos tornozelos.

Triângulo

Por outro lado, a silhueta triângulo é caracterizada pelas ancas mais largas que os ombros. Habitualmente as mulheres com esta silhueta têm pernas mais largas e ombros esguios.

Sugestões:

Se este é o seu caso, opte por chamar à atenção ao rosto, pescoço, peito, cintura e braços. Opte por golas largas e volumosas, decotes em barco, mangas balão, peças com enchumaços, cai cai e decotes em V. Na parte de cima do corpo opte por utilizar cores vivas, padrões e brilhos, deixe os tons escuros para a parte de baixo. Acessorize o seu look com brincos, colares, lenços e écharpes.

A evitar:

Evite calças e saias volumosas, evasé, boca de sino, peças com bolsos volumosos bem como com pregas e folhos.

Oval

A silhueta oval é caracterizada pelo corpo geralmente redondo onde a barriga é a maior medida do corpo.

Sugestões:

Se este é o seu caso deve optar por destacar os membros e evitar evidenciar o tronco e a cintura. Aqui o objetivo, será alongar a silhueta, e para tal, os decotes em V e U são os mais indicados, tal como colarinhos, alças ao pescoço, linhas verticais e peças cintadas. As saias devem ter uma ondulação no final, escolha calças a direito, com o cós largo e a cintura no lugar. Aposte em looks monocromáticos que alongam a silhueta e utilize acessórios para valorizar o seu estilo.

A evitar:

Evite roupas volumosas e largas, com folhos, bolsos, padrões grandes, cores claras e riscas horizontais.

Retângulo ou linha

A silhueta retângulo ou linha é caracterizada geralmente por um corpo simétrico e magro, com ausência de curvas. Existe uma proporcionalidade entre a cintura, ancas e ombros.

Sugestões:

Se este é o seu caso deve optar por dar enfâse aos braços, ancas e pernas. O objetivo será criar a ilusão de uma silhueta mais curvilínea, por exemplo com padrões e cores mais arrojadas que ajudam a criar essa ilusão. Deve tentar utilizar peças e acessórios que marquem a cintura, blazers, coletes, camisas cintadas, cintos, decotes em V e U. Para a parte de baixo opte por calções, mini-saias, saias evasé, com pinças, pregas e folhos, bem como calças à boca de sino.

A evitar:

Evite peças retas e sem formas que não definem o corpo.