Patenteadas por Levi Strauss, em 1873, as calças de ganga foram usadas por mineiros, cowboys e adolescentes rebeldes antes de, na década de 1980, se tornarem objetos de design. Hoje, são uma peça imprescindível, a que ninguém resiste. «O guarda-roupa de qualquer mulher deve ter, pelo menos, três pares de lavagens e modelos diferentes», indica a consultora de imagem Helena Antunes.

«Os modelos ideais para qualquer mulher são o corte direito que se ajusta à perna sem marcar demasiado e o bootcut, que vai alargando ligeiramente a partir do joelho», sublinha a especialista. Deve-se também ter «um modelo tendência, mais moderno, para sair à noite», sugere ainda. Conheça as principais tendências no que se refere a modelos e cortes e descubra como deve (ou não) usá-las.

Flare ou pantalonas

«Inspiradas nos anos 70, não são muito justas em cima, começam a alargar mais na zona do joelho e descem ainda mais largas até taparem o comprimento do pé, para um visual new hippie», descreve Helena Antunes. Use-as se tem a anca larga, para alongar as pernas e/ou se tem poucas curvas, para dar a ilusão de um corpo mais curvilíneo. Combine-as com camisas, blusas ou malhas e salto alto, para alongar ainda mais
a silhueta.

Slim e skinny

Segundo a consultora de imagem, os modelos «com stretch (tecido elástico) e um visual de couro envelhecido, tipo vintage, ficam muito bem combinados com pelo». Use-as se é magra e/ou se tem estatura alta ou baixa. Combine com salto alto, se é baixa.

Cenoura

«Este modelo dá volume, pelo que as cores escuras são ideais. Só as mulheres magras devem usar estampados», aconselha Helena Antunes. Use-as apenas se tem estatura média ou alta e/ou anca estreita e se não tem peso a mais. Combine-as com peças justas em cima (por exemplo, camisa ou blusa por dentro da calça) e com salto alto.

Drop-crotch e sarouel

Existem em cores variadas, desde os tons neutros ao verde musgo aos tons de cinza, ao preto, ao azul, ao índigo e ao camel. Helena Antunes explica que estes jeans «são muito confortáveis e transmitem ousadia, é preciso ter um estilo cool para usá-los. É uma opção descontraída, mas que dá mais volume, pelo que é necessário ser magra», alerta.

Use-as se não tem peso a mais e ou/ se tem estatura média ou alta, já que o gancho rebaixado diminui a altura das pernas. Combine-as com camisolas justas e simples (o foco de atenção são as calças)e acessórios, como colares longos e chapéus.

Cargo ou carpenter

Inspiradas nos cowboys, no grunge e no workwear, remetem-nos para um espírito de liberdade. Use-as se não tem a anca muito larga e combine com salto alto e uma camisola ou blusa com pouco volume e corte cintado.

Veja na página seguinte: Os fatores a ter em conta antes de comprar umas jeans novas

As calças de ganga certas para si

Estas são as permissas que deve ter em conta antes de comprar umas novas:

- Conheça o seu corpo

«Cada mulher tem um corpo diferente e há modelos que ficam melhor a cada uma», diz Helena Antunes. Identifique as características da sua silhueta e o que lhe fica bem.

- Siga as regras

«Se tem peso a mais deve evitar cores mais claras ou muito gastas, assim como detalhes grandes, como bolsos, nas zonas onde já tem demasiado volume», alerta. «Não deve comprar calças que fiquem demasiado folgadas ou demasiado apertadas», exemplifica ainda a consultora de imagem.

- Experimente-as sempre previamente

«Faça vários movimentos. Agache-se para a calça se modelar ao corpo. Se alargar, experimente o tamanho abaixo e repita os movimentos. Sente-se e certifique-se de que a cintura não desce muito nem aparece a lingerie ou alguma zona do corpo que não é suposto mostrar», aconselha Helena Antunes.

- Tenha atenção à cor e à lavagem

Para um look mais uniforme escolha uns jeans de cor clássica, como o azul escuro, e de pouca lavagem. Tenha sempre no seu guarda-roupa uns jeans de corte direito e uns Bootcut poisu alongam a silhueta e adaptam-se a diferentes ocasiões.

Texto: Rita Miguel com Helena Antunes (consultora de imagem)